COMPLEXIDADE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES SOBRE INTERAÇÃO, AUTONOMIA E MOTIVAÇÃO NO CURSO DE RUSSO DO CLAC
Resumo
Neste trabalho, busca-se a reflexão sobre os processos de ensino-aprendizagem de língua russa, no âmbito do projeto CLAC, à luz dos pressupostos teóricos da teoria da complexidade (Larsen-Freeman, 1997; Ellis e Larsen-Freeman, 2009; Paiva e Nascimento 2011), considerando-se aspectos como interação, autonomia e motivação e sua adaptação ao regime de ensino remoto emergencial, ocasionado pelas consequências da pandemia da COVID-19. Para isso, propõe-se uma comparação entre níveis sequenciais do curso de língua russa do CLAC, tomando-se o nível I, ministrado no período pré-pandemia, e o nível II, ministrado durante a pandemia. Nesse sentido, considera-se qual o impacto das aulas ministradas em regime remoto no padrão de interação entre os aprendizes, se é observada alguma mudança no grau de autonomia dos alunos e da monitora em relação aos processos de ensino-aprendizagem, bem como a influência do ensino remoto na motivação dos alunos do CLAC para continuarem seus estudos.
Palavras-chave
Complexidade; Ensino Remoto Emergencial; Interação, Autonomia; Motivação
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