DO PRESENCIAL PARA O REMOTO: DESAFIOS PARA O ENSINO DE PLE NO CONTEXTO PANDÊMICO

DANÚSIA SANTOS, GABRIELA VALLE, RAQUEL CORREIA, VALQUÍRIA PACHECO

Resumo


Diante da conjuntura de pandemia no ano de 2020, foi necessária uma adaptação, do modo presencial para o remoto, no curso de Português Língua Estrangeira (PLE) que integra o Projeto de Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade (CLAC), da Faculdade de Letras da UFRJ. Sendo assim, repensar o processo de ensino-aprendizagem de línguas tornou-se compulsório, pois tanto nós, professoras, junto à coordenação, quanto os alunos, precisamos nos adaptar ao contexto do ensino remoto. Portanto, o objetivo deste trabalho foi descrever alguns dos desafios enfrentados durante todo o processo. Pretendemos refletir, em especial, sobre os papéis de professores e alunos no ensino remoto; a importância redobrada da autonomia da aprendizagem nesse contexto; a autoavaliação como caminho para favorecer o desenvolvimento dessa autonomia; e a possível interferência das emoções no ensino-aprendizagem de línguas. Para tanto, foram coletadas, por meio das plataformas do Google, narrativas dos alunos, orais e escritas, e aplicadas autoavaliações. Como base teórica, utilizamos, principalmente, os conceitos de avaliação formativa, autoavaliação e autonomia. A partir da análise dos dados, percebemos que houve mudança no papel do professor, que deixou de ser visto como o elemento principal do processo de ensino-aprendizagem, e do aluno, que passou a ser mais agentivo, desenvolvendo sua autonomia. Notamos, ainda, que os estudantes colaboradores desta pesquisa se mostraram, em sua maioria, adaptados ao novo modelo de ensino, relatando não terem tido grandes dificuldades em lidar com as plataformas.


Palavras-chave


Autoavaliação; Autonomia; Emoção; Ensino-aprendizagem de línguas; Português língua estrangeira

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