Políticas Editoriais

Foco e Escopo

LaborHistórico é uma revista semestral on-line dos Programas de Pós-graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV) e Letras Neolatinas (PPGLEN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Tem como foco estudos desenvolvidos a partir de fontes escritas nos quais se destaque o labor do pesquisador diante de seu material de trabalho. Nessa temática, são bem-vindas contribuições de distintas áreas do saber, como Filologia (Crítica Textual), Linguística, Literatura, História e Paleografia.  

Além da publicação de artigos, agrupados eventualmente em dossiês temáticos, a estrutura da revista prevê seções dedicadas a resenhas, traduções de textos clássicos e publiçação de fontes primárias.

A revista aceita contribuições em português, galego, espanhol, italiano, francês ou inglês. 

LaborHistórico é uma revista semestral on-line dos Programas de Pós-graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV) e Letras Neolatinas (PPGLEN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Tem como foco estudos desenvolvidos a partir de fontes escritas nos quais se destaque o labor do pesquisador diante de seu material de trabalho. Nessa temática, são bem-vindas contribuições de distintas áreas do saber, como Filologia (Crítica Textual), Linguística, Literatura, História e Paleografia. 

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fontes Primárias

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os critérios que orientam o processo de avaliação estão de acordo com as políticas da Revista e devem ser utilizados como orientação para preparar uma crítica consistente e construtiva. No caso de artigos, a Revista LaborHistórico adota a política de avaliação pelos pares. As resenhas, as traduções e as fontes primárias, no entanto, serão julgadas, exclusivamente, pela Comissão Editorial da Revista. Os critérios que orientam o processo de avaliação são os seguintes:

1. As submissões serão inicialmente analisada pelo editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação etc.), assim como a sua pertinência à temática da revista. Somente serão considerados trabalhos circunscritos às áreas de Filologia (Crítica Textual), Linguística Histórica e História. 

2. Os princípios de recrutamento de avaliadores baseiam-se na qualificação e competência dos pesquisadores recrutados, obedecendo-se, sempre, ao critério da área de conhecimento. O editor-chefe encaminhará a submissão a dois avaliadores de instituições diferentes entre si e em relação à do autor da submissão que, em avaliação cega e sigilosa, são convidados a se manifestar contra ou a favor de sua publicação.

3. Caso haja dois pareceres positivos, a submissão será aceita para publicação e enviada para que o autor realize eventuais correções solicitadas pelos avaliadores.

4. Caso haja um parecer positivo e um negativo, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador. Caso haja novo parecer positivo, a submissão será aceita; caso haja um novo parecer negativo, não será aceita.

5. Todo autor de submissão receberá os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação.

6. O nome dos avaliadores não é, em hipótese alguma, divulgado aos autores cujos trabalhos estão sob avaliação.

7. Além da avaliação científica, as submissões também serão submetidas a uma avaliação técnica. Será selecionado um avaliador da Comissão Técnica que emitirá parecer sobre a adequação do texto às normas de submissão da revista. Esse parecer poderá ser positivo, tendo o texto cumprido todas as normas exigidas, ou indicar algum tipo de exigência, que deverá ser sanada na versão final enviada para publicação. 

 

Periodicidade

Semestral. Serão publicados dois números por ano, equivalentes aos meses de janeiro-junho e julho-dezembro.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...