Como formar um público culto? Necrológio para a Tradição Discursiva Guia de Parque Zoológico

Autores

  • Iryna Gaman Europa-Universität Viadrina
  • Konstanze Jungbluth Europa-Universität Viadrina

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v4i2.17495

Palavras-chave:

Tradição discursiva, Gênero, Guia, Fala culta, Linguagem científica

Resumo

A pesquisa da tradição discursiva Guia de Parque Zoológico, ao longo de duzentos anos, permite acompanhar de perto como os cientistas-autores formaram um público culto leitor. Enquanto os primeiros textos publicados na Alemanha mostram o uso de um léxico cotidiano e de uma gramática simples, os textos mais novos revelam termos técnicos específicos e uma morfossintaxe complexa. O presente artigo desenvolve a história da tradição discursiva Guia de Parque Zoológico e a mudança do discurso entre especialistas e leigos. Essa tradição discursiva é ainda escassamente pesquisada. Com a mudança do milênio, ela está caindo gradualmente em desuso, a favor de um crescimento da prestação de serviços, da orientação e da informação por meio da informática.


Biografia do Autor

Iryna Gaman, Europa-Universität Viadrina

Doutoranda pela Europa-Universität Viadrina, em Frankfurt (Oder). Desenvolve pesquisas sobre Linguística Aplicada e Gêneros Textuais, particularmente os não literários. Atualmente é professora de Alemão como Língua Estrangeira no Instituto Politécnico de Kiew (KPI), em Kiew.

Konstanze Jungbluth, Europa-Universität Viadrina

Doutora pela Universidade de Tübingen. É, desde 2007, Professora de Pragmática e Linguística Contrastiva na Europa-Universität Viadrina, em Frankfurt (Oder). Entre 1999 e 2003, coordenou, juntamente com Ataliba de Castilho (USP), o projeto ProBral I “Para a História do Português Brasileiro” e, desde 2015, coordena o projeto ProBral II “PhD co-tutelle Etnicidade em Movimento”, junto com Mônica Savedra (UFF).

Referências

ARTINGER, Kai. Von der Tierbude zum Turm der blauen Pferde. Die künstlerische Wahrnehmung der wilden Tiere im Zeitalter der zoologischen Gärten. Berlin: Reimer, 1995.

BARATAY, Eric; HARDOUIN–FOUGIER, Elisabeth. Zoo. Von der Menagerie zum Tierpark. Berlin, Klaus Wagenbach, 2000.

BELLMANN, Sandra. Ein kontrastiver Vergleich der Textsorte Reiseführer. Unterschiede und Gemeinsamkeiten der Textsorte Reiseführer im Deutschen und Spanischen. Leipzig: Akademikerverlag, 2015.

BERGMANN, Jörg R.; LUCKMANN, Thomas. Reconstructive genres. In: Uta QUASTHOFF (Ed.), Aspects of oral communication. Berlin: W. De Gruyter, 1995. p. 289-304.

BHATIA, Vijay. Worlds of written discourse. London/New York: Continuum, 2004.

BREHM, Alfred E. Illustrirtes Thierleben Teil: Bd. 1, Hildburghausen, Bibliographisches Institut, 1864.

BUFFON, Georges-Louis L. Comte de Buffon. Allgemeine Historie der Natur nach allen ihren besonderen Theilen abgehandelt. Leipzig : Johann Samuel Heinsius, 1764.

CIAPUSCIO, Guiomar. Famílias de gêneros e novas formas comunicativas para a ciência. Genre families and new communicative forms in science communication. Calidoscópio, vol. 7 núm. 3, p. 243-252, 2009.

DITTRICH, Lothar; RIEKE-MÜLLER, Annelore; von ENGELHARDT, Dietrich (Eds.). Die Kulturgeschichte des Zoos. Berlin: Verlag für Wissenschaft und Bildung, 2001.

FRITZSCHE, Peter. Reading Berlin 1900. Cambridge MA: Harvard University Press, 1996.

GAMAN, Iryna. Manuscrito. Entwicklungsmodalitäten und pragmatische Einbettung der Textsorte “Zooführer“ (Bekanntschaft mit einer bedrohten Textsorte). Frankfurt (Oder): EUV, 2017.

GRJASNOWA, Olga. Gott ist nicht schüchtern. Berlin: Aufbau, 2017.

GSCHWEND, Annemarie Jordan; LOWE, Kate J.P. The Global City: On the Streets of Renaissance Lisbon. London: Paul Holberton Publishing, 2015.

HAUSENDORF, Heiko; KESSELHEIM, Wolfgang. Textlinguistik fürs Examen. Göttingen: Vandenhoek & Ruprecht, 2008.

HEINEMANN, Margot; HEINEMANN, Wolfgang. Grundlagen der Textlinguistik. Tübingen: Max Niemeyer, 2002.

JÖKER, Detlev; BECKERS, Heinz. Wir gehen gerne in den Zoo. In: Wir kleinen Menschenkinder. Münster: Menschenkinderverlag, [CD-ROM]. 1994.

JUNGBLUTH, Konstanze. Os livros de família pernambucanos do século XIX. O aporte das escrituras pessoais dos autores semicultos nordestinos para a pesquisa da História do Português Brasileiro. In: Maria Lúcia. VICTÓRIO, Valéria Severina GOMES (Eds.). Diacronia dos Textos. In: Ataliba de CASTILHO (Ed.), História do Português Brasileiro. Campinas: Contexto, 2017.

JUNGBLUTH, Konstanze. Mensageiros e porta-vozes na transmissão de assuntos jurídicos aos não letrados. In: Lucrécio ARAÚJO de Sá Júnior; Marco Antônio. MARTINS (Eds.). Rumos da linguística Brasileira no século XXI: historiografia, gramática e ensino. São Paulo: Blucher, 2016a. p. 203-215.

JUNGBLUTH, Konstanze. Ethnicity in Motion. Constructing BRASILIDADE by giving former migrants autochthonous status. Mônica Savedra / Konstanze Jungbluth (Eds.). Gragoatá Nº 42: Imigração, práticas de linguagem e políticas linguísticas. Niterói: UFF, 2016b. p. 27-43.

KLOTHMANN, Nastasja. Gefühlswelten im Zoo. Eine Emotionsgeschichte 1900-1945. Bielefeld: Transcript, 2015.

MARTIN, James R. Analysing genre: Functional parameters. In: Frances CHRISTIE; James MARTIN (Eds.). Genre and institutions. London/New York: Continuum, 1997. p. 3-39.

MARTIN James R.; ROSE, David. Working with Discourse. Meaning beyond the clause. London/New York: Continuum, 2002.

MEISEN, Lydia. Die Charakterisierung der Tiere in Buffons Histoire naturelle. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2008.

RIEKE-MÜLLER, Annelore; DITTRICH, Lothar. Unterwegs mit wilden Tieren. Wandermenagerien zwischen Belehrung und Kommerz 1750–1850. Marburg: Basilisken-Presse, 1999.

SCHLIEBEN-LANGE, Brigitte; JUNGBLUTH, Konstanze. Text. In: Ulrich AMMON; Norbert DITTMAR; Klaus MATTHEIER; Peter TRUDGILL (Eds.). Ein internationales Handbuch zur Wissenschaft von Sprache und Gesellschaft: Soziolinguistik . Berlin: De Gruyter, vol. 1, p. 614-633, 2004.

SCHULZE, Andreas. Belehrung und Unterhaltung: Brehms Tierleben im Spannungsfeld von Empirie und Fiktion, München: Utz, 2009.

SCOLLON, Ron; SCOLLON, Suzie Wong. Discourses in place. Language in the material world. London: Routledge, 2003.

SUZUKI, Koshiro; WAKABAYASHI, Yoshiki. Cultural Differences of Spatial Descriptions in Tourist Guidebooks. In: Christian FREKSA; Markus KNAUFF; Bernd KRIEG-BRÜCKNER; Bernhard NEBEL; Thomas BARKOWSKY (Eds.). Spatial Cognition IV. Reasoning, Action, Interaction. Spatial Cognition. Lecture Notes in Computer Science. Berlin: Heidelberg, Springer, vol. 3343, p. 147-164, 2004.

SWALES, John. Genre Analysis. English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge Academic Press, 1990.

WERLICH, Egon. Texttypologie. München: Fink, 1975.

Downloads

Publicado

2018-12-30