Cartas oficiais dos séculos XVIII e XIX: aspectos pragmáticos, textuais e linguísticos

Autores

  • Maria Cristina de Assis Universidade Federal da Paraíba
  • Maria das Graças Carvalho Ribeiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v4i2.17496

Palavras-chave:

Linguagem, Tradições discursivas, Cartas oficiais, Historicidade dos textos, História social da Paraíba

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a linguagem de cartas oficiais enviadas a diferentes autoridades da administração pública da Paraíba nos séculos XVIII e XIX. O corpus foi selecionado a partir de documentos manuscritos preservados no Arquivo Histórico da Paraíba. Os fenômenos linguísticos são observados de uma perspectiva histórico-textual, com base nos níveis de análise linguística apresentados por Wulf Oesterreicher (1994; 1996), a partir de conceitos elaborados por Eugênio Coseriu (1979; 1979a). Dentre as características da linguagem, observou-se o fenômeno da modalização, que leva em conta a língua em uso, a partir de autores como Neves (2000), Nascimento (2010), entre outros.


Biografia do Autor

Maria Cristina de Assis, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Linguística. Maria Cristina de Assis é professora associada do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba, na área da Língua Portuguesa e Linguística, com atuação nas áreas de história social do português, estudos linguísticos e redação em língua portuguesa. Graduou-se em Letras, em 1981, concluiu o mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2003.

Maria das Graças Carvalho Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Linguística. Maria das Graças Carvalho Ribeiro é professora associada do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba, na área da Língua Portuguesa e Linguística, com atuação nas áreas de morfossintaxe do português, estágio supervisionado e formação de professores. Graduada em Letras, com mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2003. 

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Publicado

2018-12-30