Amostras históricas do português escrito nos séculos XIX e XX: orientações metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.24452

Palavras-chave:

Crítica textual. Corpora históricos. O método na sociolinguística histórica. Filologia. Paleografia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o atual estágio do processo de constituição de corporahistóricos para o estudo da língua portuguesa em terras mineiras no decorrer dos séculos XIX e XX. Com base na produção de conservadoras edições de documentos pessoais e oficiais, à luz das orientações teórico-metodológicas de Bergs (2005); Conde Silvestre (2007); Hernández-Campoy e Conde Silvestre (2012), buscamosexpor algumas evidências de edições de atas, estatutos confrariais,receitas culináriasecartas pessoaisproduzidas por mineiros entre os séculos XIX e XX.A proposta é a de apresentar amostras históricas representativas dos acervos históricos de Minas Gerais até o momento levantadas e estudadas no âmbito da FALE/UFMG,tendo em vista, por exemplo, o fato de as cartas mais íntimas (familiares e amorosas) mostrarem-se preferencialmente mais transparentes em relação à explicitação de traços linguísticos da norma de uso (CUNHA, 1985) do PB, cf. discutido por Rumeu (2013).Em contrapartida, nas atasdo IHGMG e nos estatutos confrariais, prevemos a expressão não só da escrita culta mineira cujo contexto de escritura é de elevado grau de formalismo, mas também de pistas do contexto histórico-social. Acreditamos, pois, em conformidade com Lobo (2001), que conservadoras edições de manuscritos históricos (oficiais ou não-oficiais) correspondam aos desejos do linguista-pesquisador ávido por fontes fidedignas ao estudo da estruturação da pluralidade de normasdo português brasileiro, cf. Callou, Barbosa e Lopes (2006).

Biografia do Autor

Márcia Cristina de Brito Rumeu, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Língua Portuguesa da FALE/UFMGPrograma de Pós-Graduação em Estudos LinguísticosFaculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais.Belo Horizonte - MG - Brasil.

Ana Luisa Póvoa de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Bolsista de Iniciação Científica do Projeto “Para uma Sociolinguística Histórica do Português Brasileiro: variação sincrônica e mudança diacrônica” e aluna do curso de Licenciatura em Letras (Português-Alemão) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, MG, Brasil. 

Erenildo Queiroz de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando da Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, MG, Brasil.

Igor dos Reis Alcântara, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado no Curso de Bacharelado em Português com ênfase em Edição da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, MG, Brasil. 

Gabriela Vilela Souza Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada no Curso de Bacharelado em Português com ênfase em Edição e aluna do curso de Graduação em Letras (Inglês) com ênfase em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, MG, Brasil.

Juliana Sander Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre na área de Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Marcos Alexandre dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando do Curso de Bacharelado em Edição da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, MG, Brasil.

Natália Figueiredo Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre na área de Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, MG, Brasil.

Natália Gontijo Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada no Curso de Português da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, MG, Brasil.

Nayara Domingues Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda na área de Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas,Gerais - UFMG, MG, Brasil.

Raissa Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada no Curso de Bacharelado em Português com ênfase em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, MG, Brasil.

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Publicado

2019-12-07

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático