Relação dos trastes de prata e ornamentos da extinta capela de Santo Antônio (1856)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5i1.24859

Palavras-chave:

Manuscrito mineiro, Registros eclesiásticos, Edição fac-similar, Edição diplomática

Resumo

Apresentar uma fonte documental manuscrita, em um periódico científico, além torná-la conhecida no meio acadêmico, colabora diretamente com a sua preservação e propagação. Nesta publicação, apresentaremos, de forma simples e sucinta o manuscrito Relação dos trastes de prata e ornamentos da extinta Capela de Santo Antônio. Vale destacar que o documento em questão é uma produção contextualizada, portador de acontecimentos da região em que foi produzido e, portanto, passível de ser tomado como objeto de estudos de diversas áreas. É preciso, contudo, estarmos atentos, pois sem a preservação e a divulgação dessa fonte primária, corremos o risco de reduzi-la à condição de registros antigos ou, simplesmente, “coisa velha e sem sentido”. O presente trabalho, mesmo curto e despretensioso, vai, sobretudo, no sentido oposto desse lamentável destino de muitos documentos antigos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Pereira das Dores, Universidade de São Paulo

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo e professor substituto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

ARNOULD, Jean-Marie. Le centre de Sablé. In: NORTIER, Michel. (Dir.). Études sur la bibliotheque nationale et témoignages: réunis en hommage à Thérèse Kleindienst. Paris: Bibliothèque Nacionale, 1985. (Tradução de Aloisio Arnaldo Nunes de Castro).

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DORES, Marcus Vinícius Pereira das. O Primeiro Inventário de bens da Catedral de Mariana (1749-1753): edição e glossário terminológico. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. (Org.). Para a História do Português Brasileiro: primeiros estudos. v. 2, t. 2. São Paulo: Humanitas/FFLCH/FAPESP. 2001.

Fonte documental

Arquivo Eclesiástico Dom Oscar de Oliveira (AEAM), Minas Gerais. (1749-1904). Livro de Inventários da Catedral de Mariana. Inventário – P16.

Downloads

Publicado

2019-06-24