Desafios e perspectivas frente aos manuscritos da Biblioteca Nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.24922

Palavras-chave:

Fundação Biblioteca Nacional. Arquivos. Redes Sociais. Educação. Paleografia.

Resumo

Durante o I Colóquio Luso-Brasileiro de Paleografia, realizado no Arquivo Nacional em maio de 2017, um dos palestrantes citou várias instituições mantenedoras de documentos antigos ou modernos cuja leitura exige conhecimentos de Paleografia. A Fundação Biblioteca Nacional, cuja Divisão de Manuscritos possui cerca de um milhão de itens, não foi sequer mencionada. Este artigo se destina, em primeiro lugar, a refletir sobre as causas dessa aparente invisibilidade dos documentos arquivísticos custodiados pela instituição. Destacamos entre elas a prática de perpetuar uma metodologia de trabalho construída com base no que se praticava nos primeiros tempos da Biblioteca Nacional, quando a Biblioteconomia não estava consolidada como ciência no Brasil, e, nas décadas seguintes, a dificuldade de dar capacitação aos servidores da casa, tendo em vista a não-obrigatoriedade do estudo de Paleografia na maior parte dos cursos de Biblioteconomia e a pouca oferta de cursos e pós-graduações. Em contrapartida, mostramos como o diálogo entre a Biblioteca Nacional e várias outras instituições custodiadoras de acervo arquivístico, no Brasil e no exterior, se estreitou nos últimos anos, com a adoção de novos métodos e critérios de descrição e disponibilização do acervo e um esforço tanto institucional quanto pessoal para agregar novas competências, inclusive no campo da Paleografia. Também levantamos alguns pontos sobre a divulgação do acervo, mostrando como iniciativas simples - tais como a publicação de manuscritos e transcrições na Revista de História da BN e nas redes sociais - vêm dando visibilidade aos documentos e despertando o interesse do público. 

Biografia do Autor

Ana Lúcia Merege, Fundação Biblioteca Nacional

Mestre em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ-ECO - 1999), Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO - 1992), e desde 1996 trabalha na Biblioteca Nacional, onde é curadora da Divisão de Manuscritos e uma das curadoras da Brasiliana de Literatura Infantil e Juvenil. Pesquisa contos de fadas, literatura fantástica e temas afins e tem uma carreira paralela como escritora de livros de fantasia. 

Referências

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BRANDO, Daniele Cavaliere. O direito à intimidade do produtor e/ou doador e o acesso público ao manuscrito: o caso da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional. In: Arquivos pessoais e cultura: o direito à memória e à intimidade. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2016, p. 243-255.

CASTRO, César Augusto. História da biblioteconomia brasileira: perspectiva histórica. Brasília, DF: Thesaurus, 2000.

DIAS, Antônio Caetano. Na Biblioteca Nacional. CHRONOS. Rio de Janeiro: UNIRIO, v. 1, n. 10, p. 16-31, 2009. Disponível em: http://www.unirio.br/unirio/cchs/eb/arquivos/Chronos-Biblioteconomia%20.pdf. Acesso em: 21 out. 2019.

MELLO, José Alexandre Teixeira de. Introdução. Anais da Biblioteca Nacional, v. 4, p. vii-xii, 1877-1878.

PEREZ, Eliane (Org.). Guia de coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2018. Disponível em: http://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/miscelanea/2019/20190312_guia-4980.pdf. Acesso em: 21 out. 2019.

SCHELLEMBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 4. ed.Rio, FGV, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-07

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático