O TLPGP do léxico patrimonial galego e português como complemento de informação aos atlas linguísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5iEspecial2.27056

Palavras-chave:

Atlas linguístico. Patrimônio galego e português. Via láctea. Arco-íris. Cume. Queixo.

Resumo

O presente estudo pretende demonstrar a utilidade  do Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (TLPGP) como vertente complementar à informação contida no Atlas Lingüístico Galego (ALGa) e no Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza (ALEPG). Para tal, far-se-á um estudo dos itens lexicais contidos nas respostas obtidas a quatro conceitos cartografados nos dois atlas (via láctea, arco-íris, cume e queixo) e às respostas existentes no TLPGP para esses mesmos conceitos.

Biografia do Autor

João Saramago, Universidade de Lisboa

Investigador Principal no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Doutorado, com distinção e louvor, em 1988, com a tese A ilha do Corvo - Alguns aspectos linguísticos. Trabalha no grupo de Estudos de Dialectologia .

Fernando Brissos, Universidade de Zurique

É professor de Estudos Portugueses da Universidade de Zurique. Licenciou-se em linguística, em 2006, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em linguística, especialidade de linguística histórica, em 2011 com uma dissertação intitulada Linguagem do sueste da Beira no tempo e no espaço (editada pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, 2012). Fez um pós-doutoramento em metodologias inovadoras aplicadas à dialetologia – fonética acústica dialetal e dialetometria, sobretudo – na mesma instituição, onde foi posteriormente professor convidado. Os seus interesses de investigação incluem, para além da dialetologia, a história da língua portuguesa, a literatura, cultura e geopolítica do português, a crítica textual, a linguística românica e a fonética forense.

Referências

Atlas Linguarum Europae (ALE), página web: http://www.clul.ulisboa.pt/pt/23-investigacao/689-ale-atlas-linguarum-europae.

Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza (ALEPG), página web: http://www.clul.ulisboa.pt/pt/23-investigacao/681-alepg-atlas-linguistico-etnografico-de-portugal-e-da-galiza.

CINTRA, Luís F. Lindley. Áreas lexicais no território português. Boletim de Filologia. Vol. XX, Centro de Estudos Filológicos, Lisboa, 1962, p.273-307.

GARCÍA MOUTON, Pilar (coord.); FERNÁNDEZ-ORDÓÑEZ, Inés; HEAP, David; PEREA, Maria Pilar; SARAMAGO, João; SOUSA, Xulio. ALPI-CSIC [www.alpi.csic.es], edición digital de Navarro Tomás, Tomás (dir.), Atlas Lingüístico de la Península Ibérica, Madrid, CSIC, 2016.

REI, Francisco Fernández; GONZÁLEZ, Manuel González; ÁLVAREZ, Rosario. Atlas Lingüístico Galego, Universidade de Santiago de Compostela, 2013. Disponível em: http://ilg.usc.es/es/proxectos/atlas-linguistico-gallego-alga

TLPGP do Léxico Patrimonial Galego e Português (TLPGP), página web: http://ilg.usc.es/TLPGP/pt/.

Downloads

Publicado

2019-11-19