Carta do 2º Marquês do Lavradio escrita ao Governador da Capitania de São Paulo, ano de 1777

Autores

  • Daví Lopes Franco Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5iEspecial2.28779

Palavras-chave:

Filologia, Manuscrito, Lavradio

Resumo

O códice 10631 disponível no repositório da Biblioteca Nacional de Portugal <http://purl.pt/14392> é um documento que contém relatos do 2º Marquês do Lavradio, 11º vice-rei do Brasil para os governadores de várias capitanias do Brasil, no século XVII. Esse códice é composto por 169 cartas. Desse grupo, 10 endereçadas ao governador da capitania de São Paulo — Senhor Martim Lopez Lobo de Saldanha, já foram feitas edições semidiplomáticas fac-similares durante minha Iniciação Científica. Essas missivas tratam de assuntos relacionados ao governo e de suas defesas perante às ameaças de ataque das forças castelhanas.  Nesta publicação, apresentaremos, de forma simples e sucinta uma dessas cartas. Vale destacarmos que esse texto é uma produção contextualizada, portadora de acontecimentos históricos importantes para a história do Brasil e merece ser preservada de maneira acessível, a fim de que outros pesquisadores de áreas diversas tenham acesso à essa fonte primária.

Biografia do Autor

Daví Lopes Franco, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é Mestrando em Letras Vernáculas.

Referências

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à Crítica Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FRANCO, Daví Lopes. Edição e estudo de cartas do 2º marquês do Lavradio. Iniciação Científica (Relatório de pesquisa) – acesso restrito. Departamento de Letras Vernáculas, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.

Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB). Normas de transcrição de documentos manuscritos e impressos. Disponível em: https://sites.google.com/site/corporaphpb/.

Fonte manuscrita

LAVRADIO, 2º Marquês do, 1727-1790. [Cartas do 2.º Marquês do Lavradio, 11º Vice-Rei do Brasil, - Rio de Janeiro – 1776-1779. – [229] f., enc.; 36 cm. Biblioteca Nacional de Portugal. Disponível em: http://purl.pt/14392.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-19