Perspectivas onomasiológica e semasiológica nos estudos de neologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i1.31296

Palavras-chave:

Neologia. Onomasiologia. Semasiologia. Morfologia. Semântica lexical.

Resumo

Este trabalho visa apresentar uma proposta teórico-metodológica de aplicação dos conceitos de onomasiologia e semasiologia para os estudos de neologia. Entendemos que a criação de um neologismo pode ser encarada como um processo onomasiológico (do conceito à denominação) e a interpretação de um neologismo, como um processo semasiológico (da denominação ao conceito). Em outros termos, o criador de um neologismo parte do conceito que tem em mente para encontrar a melhor forma de expressá-lo linguisticamente (onomasiologia); já o decodificador de um neologismo parte de uma expressão neológica para identificar o(s) significado(s) pretendido(s) por ela (semasiologia). Ao analisar o neologismo sob uma ou outra perspectivas, diferentes questões podem ser propostas: a) onomasiologicamente: quais são os recursos linguísticos à disposição do falante para criar um neologismo com o significado pretendido; quais recursos são mais adequados às intenções comunicativas específicas do criador do neologismo; que fatores fonológicos, sintáticos, semânticos, entre outros, influenciam a escolha do mecanismo de criação lexical; e b) semasiologicamente: quais são os significados possíveis de determinado neologismo; de quais mecanismos o ouvinte pode lançar mão para interpretar adequadamente o neologismo; etc. Exemplificamos nossa argumentação com a análise de neologismos integrantes da Base de neologismos do português brasileiro contemporâneo e do corpus composto por textos de blogues jornalísticos diversos que integram a dissertação de Ganança (2017).

Biografia do Autor

Bruno Oliveira Maroneze, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Possui graduação em Linguística/Português pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo.

João Henrique Lara Ganança, Universidade de São Paulo

Atualmente é Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo. É mestre em Letras, no programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, e bacharel e licenciado em Letras-Português também pela Universidade de São Paulo. É professor efetivo de Língua Portuguesa na Educação Básica (Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio) e Coordenador Pedagógico na Rede Estadual de Ensino de São Paulo (Seduc-SP).

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Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático