Uma história não-verbal: a arte como ferramenta analítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.31785

Palavras-chave:

História da Arte. Arte Medieval. Funções das imagens.

Resumo

O artigo debate a importância de se pensar a História da Arte para além das análises tradicionais que a formaram enquanto disciplina. Também discute como objetos, considerados atualmente obras de arte, podem e devem ser tratados igualmente como fontes históricas independentes e tão essenciais como fontes escritas. Tratando das especificidades que esses objetos possuem, mostra-se como estudos interdisciplinares que abarcam não apenas a História da Arte, mas também a História Social, a História da Cultura e mesmo a Antropologia, permitem um conhecimento mais aprofundado não apenas desses objetos, mas também de todo um contexto histórico-social em que se inseririam originalmente. Se é evidente que quaisquer objetos se prestam a essas funções, o artigo concentrará sua discussão, por uma questão metodológica, especificamente em algumas obras de temática cristã produzidas na Península Itálica nos últimos séculos do Medievo. O objetivo desse recorte é duplo: não somente demonstrar a importância dessa abordagem interdisciplinar, como também valorizar as qualidades da produção artística medieval, em geral relegada a um segundo plano dentro dos estudos histórico-artísticos.

Biografia do Autor

Tamara Quírico, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É formada em Pintura pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); possui mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2003), e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), com estágio doutoral na Università degli Studi di Pisa. Desde 2012 é professora adjunta concursada do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ART/UERJ), onde leciona para os cursos de graduação em História da Arte e em Artes Visuais junto ao Departamento de Teoria e História da Arte (DTHA). Também é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA) do mesmo Instituto.

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Publicado

2020-06-06

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático