Ilustração em cartas: uma expansão do pensamento entre desenhos e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32145

Palavras-chave:

Cartas. Ilustrações. Ação. Artística. Experimental.

Resumo

O presente artigo busca propor um exercício reflexivo sobre a relação entre ilustração e texto no suporte epistolar por meio das cartas do artista suíço Albert Müller. Nesse sentido, apresentamos duas de suas missivas, datadas do ano de 1924, cuja destinatária era sua esposa, Anna Müller. Observamos que os recursos linguísticos e semânticos promovem uma relação multidisciplinar em nosso objeto de estudo. Algo que rompe a relação hierárquica comumente atribuída a diferentes linguagens que ocupam o mesmo espaço em manuscritos, sendo o texto tomado como “mote”, enquanto a ilustração, uma “facilitadora de sentidos”. Para que fosse possível confrontar essa percepção, partimos das ideias de “tradução” e “coerência intersemiótica’ que relacionam as distintas linguagens trabalhadas nas cartas. Contudo, em nossas análises, percebemos como as linguagens interagiam entre si e na verdade promoviam uma espécie de expansão deste conteúdo, promovendo uma nova formulação da mensagem.

Biografia do Autor

Renata Oliveira Caetano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte (UERJ/ 2017). É professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Como pesquisadora, tem experiência na área de Artes Visuais, especialmente nas relações entre escrita e desenhos em manuscritos.

Débora Bastos Fioravante Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudante de graduação em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente bolsista de Iniciação Científica “Escrita e desenhos em cartas: algumas relações possíveis” atuando em pesquisa sobre a relação entre ilustração e texto no suporte epistolar.

Referências

AMSTRONG, Karen. Uma Pequena História do Mito. Teorema: Lisboa, 2005.

CAMARGO, Luis Hellmeister. Poesia infantil e Ilustração: estudo sobre Ou isso ou aquilo de Cecília Meireles. Dissertação (Letras e Teoria Literária). Instituto de Estudo das Linguagens, Universidade Estadual de Campinas, 1998.

CHRISTIN, A. M. A History of Writing: from hieroglyph to multimedia. Paris: Flammarion, 2001.

DAMÁSIO, António. O Sentimento de Si. O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. 6ª edição. Publicações Europa-América: Mem Martins, 2000.

GOMBRICH, Ernst Hans. A História da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

HAROCHE-BOUZINAC, G. Escritas epistolares. Trad. Lígia Fonseca Ferreira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo 2016.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Editora Vozes: São Paulo, 2005.

MARTINS, Maria Helena. Crônica de uma utopia: leitura e literatura infantil em trânsito. Apres. Marisa Lajolo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

MELOT, Michel. The Art of Illustration. Rizzoli International Publications,Inc.: New York, 1984.

PEREIRA, Nilce Maria. Traduzindo com imagens: a imagem como reescritura, a ilustração como tradução. Tese (Estudos Linguísticos e literários em Inglês). Departamento de Letras Modernas, Universidade de São Paulo, 2008.

QUENTAL, Joana Maria Pacheco. A ilustração enquanto processo e pensamento. Autoria e interpretação. Tese (Obtenção do grau de Doutor em Design). Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2009.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático