“Cada letra isolada era um desenho”: caligrafia, estética e iconografia em Baú de Ossos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32758

Palavras-chave:

Literatura brasileira. Memórias. Caligrafia. Iconografia. Estética.

Resumo

A obra de Pedro da Silva Nava (1903-1984) fornece incomparável panorama sobre o século XX no Brasil. Este artigo examina menções à escrita em Baú de Ossos (1972), no contexto cultural brasileiro do início do novecentos. Com base no conceito de ut pictura poesis, o objetivo do estudo é mostrar que Pedro Nava aludiu ao aspecto gráfico da escrita cursiva, palavra escrita e signos em espaço público, com enfoque estético, lirismo e humor, em episódios de memórias de infância e perfis biográficos. A análise indica que ele considerou os estilos de caligrafia recursos de interação social, expressão artística e psicológica.

Biografia do Autor

Maria Alice Ribeiro Gabriel, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos judaicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2020-06-06

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático