Resolvendo choques acentuais na música das Cantigas de Santa Maria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7i2.39408

Palavras-chave:

Choques acentuais. Ritmo musical. Ritmo linguístico. Cantigas de Santa Maria. Fonologia.

Resumo

Este trabalho objetiva investigar como os choques acentuais, ou seja, as sequências de duas ou mais sílabas tônicas, se “resolvem” em termos de relação de proeminência (forte/fraco), a partir da consideração das dez primeiras Cantigas de Santa Maria, atribuídas a Afonso X (1221-1284). O intuito é buscar pistas na música que revelem qual (ou quais) das sílabas em sequência tinha proeminência, na relação rítmica estabelecida. Trata-se de um estudo na área de Fonologia, cujo objetivo é perscrutar as contribuições possíveis da observação da estrutura musical das cantigas que acompanham os versos escritos na língua ancestral medieval do português para a determinação da prosódia linguística desse período histórico específico da língua. A partir da observação da duração e da proeminência musical das notas relativas às sílabas envolvidas no choque acentual, a análise mostra que os aparentes choques acentuais presentes na letra das cantigas eram resolvidos na sua performance musical.

Biografia do Autor

Gladis Massini-Cagliari, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Professora Titular do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara, onde atua desde 1996. É Bacharel e Licenciada em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Linguística. Fez Pós-Doutorado na University of Oxford, Inglaterra. É coordenadora do Grupo de Pesquisa “Fonologia do Português: Arcaico & Brasileiro”. É autora de 6 livros e organizadora de outros 8, tendo publicado diversos artigos em periódicos, capítulos de livros e textos completos em anais, no Brasil e no exterior, nas áreas de Linguística Histórica, Fonologia e Alfabetização. Sua pesquisa está concentrada principalmente na busca de pistas nos registros das cantigas medievais profanas e religiosas que permitam vislumbrar a história do ritmo e da prosódia do português, de suas origens até os dias de hoje. Foi Pró-Reitora de Graduação da UNESP (gestão 2017-2021).

Referências

AFONSO X O SABIO. Cantigas de Santa María: edición facsímile do Códice de Toledo (To). Biblioteca Nacional de Madrid (Ms. 10.069). Vigo: Consello da Cultura Galega, Galáxia, 2003.

AMARAL, T. T. A prosodização de pronomes oblíquos no Português Arcaico. Tese de Doutorado (Linguística e Língua Portuguesa). Araraquara: FCL/UNESP, 2017.

D'ANDRADE, E.; LAKS, B. Na crista da onda: o acento de palavra em português. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGÜÍSTICA, 7., 1990, Lisboa. Actas... Lisboa: APL, 1991. p. 15-26.

ANGLÉS, H. La Música de las Cantigas de Santa María del Rey Alfonso el Sabio. Facsímil, transcripción y estudio critico por Higinio Anglés. Barcelona: Diputación Provincial de Barcelona; Biblioteca Central; Publicaciones de la Sección de Música, 1943. Volume II – Transcripción Musical.

ANGLÉS, H. La música de las Cantigas de Santa María del Rey Alfonso el sabio: Transcripción y estudio critico por Higinio Anglés. v. III primera parte. Barcelona: Diputación Provincial de Barcelona: Biblioteca Central, 1958.

ANGLÉS, H. La música de las Cantigas de Santa María del Rey Alfonso el sabio: facsímil, transcripción y estudio critico por Higinio Anglés. Barcelona: Diputación Provincial de Barcelona; Biblioteca Central; Publicaciones de la Sección de Música, 1964.

BERTOLUCCI PIZORUSSO, V. Cantigas de Santa Maria. In: LANCIANI, G.; TAVANI, G. (Org.). Dicionário da literatura medieval galega e portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993. p. 142-146.

BIAGIONI, A. B. A Sílaba em Português Arcaico. Dissertação de Mestrado (Linguística e Língua Portuguesa). Araraquara: FCL/UNESP, 2002.

BREA, M. Cantiga. In: LANCIANI, G.; TAVANI, G. (Org.). Dicionário da literatura medieval galega e portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993. p. 132-134.

CAMARA JR., J. M. Estrutura da língua portuguesa. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. [1. ed. em 1970]

CANGEMI, A. C. F. G. A. Sândi vocálico externo no Português Arcaico. Tese de Doutorado (Linguística e Língua Portuguesa). Araraquara: FCL/UNESP, 2014.

COLANTUONO, M. I. Cantigas de Santa Maria di Alfonso X el Sabio: Composizione musicale e oralità. Tese Doutoral. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2012. https://www.tdx.cat/handle/10803/96668#page=1

COLANTUONO, M. I. Reminiscenze melodiche e filiazioni tematiche tra le Cantigas de Santa Maria e le Prosae de Santa Maria del Codice di Las Huelgas. Cognitive Philology 7, p. 1-29, 2014.

COLLISCHONN, G. Acento secundário em português. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 29, no 4, p. 43-53, dezembro de 1994.

COSTA, D. S. Estudo do acento lexical em Português Arcaico por meio das Cantigas de Santa Maria. Dissertação de Mestrado (Linguística e Língua Portuguesa). Araraquara: FCL/UNESP, 2006.

COSTA, D. S. A interface música e lingüística como instrumental metodológico para o estudo da prosódia do português arcaico. Tese de Doutorado (Linguística e Língua Portuguesa). Araraquara: FCL/UNESP, 2010.

CUNHA, C. F. Hiato, sinalefa e elisão na poesia trovadoresca. Estudos de poética trovadoresca: versificação e ecdótica. Rio de Janeiro: MEC/Instituto Nacional do Livro, 1961. p. 15-92.

FABB, N.; HALLE, M. Meter in Poetry: a new theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

FERNANDES-SVARTMAN, F. R. Acento secundário, atribuição tonal e ênfase em português brasileiro (PB). Estudos Linguísticos, São Paulo, 38 (1), p. 47-58, jan.-abr. 2009. http://www.gel.hospedagemdesites.ws/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N1_04.pdf?/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N1_04.pdf

FERNÁNDEZ DE LA CUESTA, I. Las “Cantigas de Santa Maria”. La música y su interpretación (introducción a la mesa redonda por ISMAEL FERNÁNDEZ DE LA CUESTA). In: MONTOYA MARTÍNEZ, J.; DOMÍNGUEZ RODRÍGUEZ, A. (Coord.). El Scriptorium alfonsí: de los Libros de Astrología a las «Cantigas de Santa María». Madrid: Editorial Complutense, 1999. p. 347-359.

FERREIRA, M. P. O som de Martin Codax: sobre a dimensão musical da lírica galego-portuguesa (séculos XII-XIV). Lisboa: UNYSIS, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1986.

FERREIRA, M. P. The Stemma of the Marian Cantigas: Philological and Musical Evidence. Bulletin of the Cantigueiros de Santa Maria, Cincinnati, n. 6, p. 58-98, 1994.

FERREIRA, M. P. Cantus coronatus: 7 cantigas d’El-Rei Dom Dinis. Kassel: Reichenberger, 2005.

FIDALGO, E. As Cantigas de Santa María. Vigo: Xerais, 2002.

FONTE, J. S. Rumores da escrita, vestígios do passado: Uma interpretação fonológica das vogais do português arcaico por meio da poesia medieval. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

FONTE, J. S. As Vogais na Diacronia do Português: uma interpretação fonológica de três momentos da história da língua. Tese de Doutorado (Linguística e Língua Portuguesa). Araraquara: FCL/UNESP, 2014.

GEMENTI, M. M. Consoantes fricativas: um estudo das relações entre letras e sons na lírica medieval galego-portuguesa. Tese de Doutorado (Linguística e Língua Portuguesa). Araraquara: FCL/UNESP, 2018.

HAYES, B. Metrical Stress Theory: Principles and Case Studies. Chicago, London: University of Chicago Press, 1995.

HOGG, R.; MCCULLY, C. B. Metrical Phonology: a coursebook. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

LEÃO, A. V. Cantigas de Santa Maria de Afonso X, o sábio. Aspectos culturais e literários. São Paulo: Linear B; Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2007.

LIBERMAN, M.; PRINCE, A. S. On stress and linguistc rhythm. Linguistic Inquiry, Cambridge, MA., n. 8, p. 249-336, 1977.

LÓPEZ ELUM, P. Interpretando la música medieval del siglo XIII: Las Cantigas de Santa Maria. València: Universitat de València, 2010. 1ª reimpresión.

MASSINI-CAGLIARI, G. Cantigas de amigo: do ritmo poético ao lingüístico. Um estudo do percurso histórico da acentuação em Português. Tese (Doutorado em Linguística). Campinas: IEL, Unicamp, 1995.

MASSINI-CAGLIARI, G. Do poético ao lingüístico no ritmo dos trovadores: três momentos da história do acento. Araraquara: FCL, Laboratório Editorial, UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 1999.

MASSINI-CAGLIARI, G. Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses: fontes, edições e estrutura. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

MASSINI-CAGLIARI, G. Das cadências musicais para o ritmo lingüístico: Uma análise do ritmo do Português Arcaico, a partir da notação musical das Cantigas de Santa Maria. Revista da ABRALIN, v. 7, n. 1, p. 9-26, jan./jun. 2008.

MASSINI-CAGLIARI, G. From Musical Cadences to Linguistic Prosody: How to Abstract Speech Rhythm of the Past. In: PARTRIDGE, John (ed.) Interfaces in language. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars, 2010. p. 113-134.

MASSINI-CAGLIARI, G. Contribuição para a análise do ritmo linguístico das cantigas medievais profanas e religiosas a partir de uma interface Música-Linguística. In: REBELO, Helena (Coord.) Lusofonia: Tempo de Reciprocidades. Actas do IX Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Madeira, 4 a 9 de agosto de 2008. Porto: Edições Afrontamento, 2011. Vol. I, p. 41-53.

MASSINI-CAGLIARI, G. Inovação Científica em Estudos Medievais: Descobrindo os sons do Português Arcaico. Revista da Anpoll, Vol. 1, nº 34, p. 17-50, Florianópolis, Jan./Jun. 2013.

MASSINI-CAGLIARI, G. A música da fala dos trovadores. Desvendando a prosódia medieval. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

MASSINI-CAGLIARI, G.; CAGLIARI, L. C. Fonética. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. v. 1, p. 105-146.

MENDES, L. As Cantigas de Santa Maria e o legado de Afonso X: coletânea de artigos. Latvia: Novas Edições Acadêmicas, 2019.

METTMANN, W. (Ed.). Cantigas de Santa María (cantigas 1 a 100): Alfonso X, el Sabio. Madrid: Castalia, 1986.

MIGLIORINI, L. M. Q. De versos e trovas: análise de aspectos fonoestilísticos do Português Medieval por meio das Cantigas de Santa Maria. Tese de Doutorado (Linguística e Língua Portuguesa), 2012.

PARKINSON, S. As Cantigas de Santa Maria: estado das cuestións textuais. Anuario de estudios literarios galegos, Vigo, p. 179-205, 1998.

PARKINSON, S. (Ed.) Alfonso X, the Learned. Cantigas de Santa Maria. An Anthology. Cambridge: The Modern Humanities Research Association, 2015.

ROSSELL, A. Les Cantigas de Santa Maria: stratégie et composition, de l'élement métrique à l'élément idéologique. L’espace lyrique méditerranéen au Moyen Âge. Nouvelles approches, éd. par D. Billy, F. Clément et A. Combes, Toulouse: Presses Universitaires du Mirail, 2006. p. 231-250.

SCARPA, E. M.; SILVA Jr, L. J. Choques de acento e interferências rítmicas do Português Brasileiro na aquisição de inglês como L2: considerações preliminares. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/19325. 2013. Não paginado.

SILVA, T. C. Dicionário de Fonética e Fonologia. São Paulo: Contexto, 2011.

ZUCARELLI, F. E. Ditongos e Hiatos nas Cantigas Medievais Portuguesas. Dissertação de Mestrado (Linguística e Língua Portuguesa). Araraquara: FCL/UNESP, 2002.

Downloads

Publicado

2021-08-28