Textos para a memória da escravidão: transcrição e comentários paleográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7i2.39938

Palavras-chave:

Paleografia. Escravidão. Comentários Paleográficos.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a transcrição do manuscrito de autoria de Vigário Thomaz Innocencio Lustosa, datado de 12 de outubro de 1872, ressaltando aspectos de relevância paleográfica, como seu contexto de produção, realidade do autor e características da língua à época. O manuscrito traz a relação de menores livres (possivelmente todos pardos), que foram batizados na Paróquia de São Bernardo. Os menores são filhos de mulheres distintas, todas escravas com apenas seus nomes simples reportados no documento. A transcrição segue as Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos, de 1993. O texto foi escrito por uma mão hábil, ainda que haja presença de eventuais irregularidades ortográficas e falta de espaçamento entre algumas palavras. Além disso, apesar de ter sido escrito no século XIX, pôde ser transcrito sem grandes dificuldades.

Biografia do Autor

Dayane Alves Wiedemer, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Estudos de Linguagem (2019) pela Universidade Federal Fluminense, com foco em Teoria e Análise Linguística. Graduou-se em Letras (Português/Literaturas), em 2014, pela mesma instituição, foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq, foi bolsista no Projeto de Iniciação à Docência na Área de Linguística e, também, no Projeto de Monitoria Integrando a EAD aos cursos de graduação. Faz parte do Projeto PREDICAR Formação e expressão de predicados complexos e predicações. Os estudos do projeto são desenvolvidos com base em análise de usos do Português e/ou em pesquisa experimental e no quadro teórico da Linguística Funcional Cognitiva e da Gramática das Construções ou sob a ótica de compatibilização entre Funcionalismo/Gramática de Construções e Sociolinguística.

Referências

ARIZA, M. B. A. Crianças/Ventre Livre. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio (orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 361.

BERWANGER, A. R.; LEAL, J. E. F. Noções de paleografia e diplomática. 3ª ed. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2008.

MARQUES, J. Práticas paleográficas em Portugal no século XV. Porto: Revista da Faculdade de Letras, 2002. V. 1, p. 73-96.

MOTTA, R. F. Paleografia e o pesquisador iniciante: das primeiras transcrições ao álbum paleográfico, 2015. Disponível em: https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/producao/pesquisa/2015/paleografia-pesquisador-iniciante-primeiras-transcricoes-ao.pdf. Acesso em: 23 de novembro de 2020.

NABUCO, J. O abolicionismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2011.

Downloads

Publicado

2021-08-28