“Não há necessidade alguma de comunicação telefônica entre os dois estabelecimentos”: da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA) para o Ministério do Império

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7i1.39995

Palavras-chave:

Paleografia. Transcrição de manuscritos. Linhas telefônicas. Brasil Império. Academia Imperial de Belas Artes.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a transcrição de um manuscrito, pertencente ao Arquivo do Museu D. João VI/-EBA/-UFRJ. Trata-se de um documento escrito em língua portuguesa, datado de 4 de novembro 1886, da Academia Imperial de Belas Artes, destinado ao Ministério do Império, no qual o autor identificado é Antônio Nicolau Tolentino, que solicita o desligamento de uma linha telefônica entre as duas instituições. O documento é contextualizado historicamente, na primeira parte do texto. A indicação das normas utilizadas na transcrição e a transcrição do manuscrito, na segunda parte. Uma análise baseada na transcrição do manuscrito e a identificação de elementos que se referem à estrutura dos signos, como morfologia, módulo e materialidade, são apresentadas na terceira parte do trabalho. Ressaltamos a importância do testemunho como fonte para estudos do contexto tecnológico do Brasil Império. Espera-se que o texto sirva como fonte primária para estudos diversos.

Biografia do Autor

Solange Ribeiro Viegas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (2018) pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)- Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Americana - Assunção/Paraguai (2016) - Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1988). Bibliotecária e Documentalista da UFRJ. Atua na área de preservação documental. Implementou e coordena o Laboratório de Desenvolvimento de Técnicas de Conservação de Documentos da Biblioteca José de Alencar (BJA) da UFRJ. Pesquisadora na linha da conservação preventiva. Inventora do Módulo de Higienização Multifuncional. Desenvolve atividades de Educação Patrimonial.

 

Referências

ACKEL, A. Estudo Paleográfico de Manuscrito do Século XVII. Revista todas as letras, São Paulo, v. 21, p. 06-17, 2019.

BARBOSA, A. G. O controle de marcas de inabilidade na escrita alfabética e a identificação das mãos inábeis em corpora histórico-diacrônicos. Revista da ABRALIN, v.16, n.2, p. 19-43, Jan./Fev./Mar./Abril de 2017

BERWANGER, A. R.; LEAL, J. E. F. Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos. In: Noções de Paleografia e de Diplomática. 5a ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2015. p. 97-106.

CASTILLO GÓMEZ, A.; SÁEZ, C. Paleografia versus Alfabetização. Reflexões sobre História Social da Cultura Escrita. LaborHistórico, v. 2, n. 1, p. 164-187, 2016.

MARQUILHAS, R. Norma Gráfica Setecentista - do Autógrafo ao Impresso. Lisboa: INIC, série Linguística, n. 14, 1991.

NACIONALIDADE BRASILEIRA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nacionalidade_brasileira. Acesso em: 2 dez 2020.

NÚÑEZ CONTRERAS, L. Manual de Paleografía. Fundamentos e história de la escritura latina hasta el siglo VIII. Madrid: Cátedra, 1994.

PEREIRA, Sonia Gomes. Artes ensino e academia: Estudos e ensaios sobre a Acadêmia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Faperj, 2016.

PETRUCCI, A. La ciencia de la escritura: primera lección de paleografía. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2003.

SANTIAGO, H. da S.; CARNEIRO, Z. de O. N. Tratamento metodológico das mãos inábeis em corpora diacrônicos. In: CASTILHO, A. T. de. (Coord.). História do Português Brasileiro. v. 2. Corpus diacrônico do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. p. 92-119.

SANTIAGO. H. da S. A escrita por mãos inábeis: uma proposta de caracterização. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) – Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29323. Acesso em: 2 dez 2020.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-30