Reflexões sobre o ensino na Academia Imperial de Belas Artes a partir das Instruções para o pensionista de Pintura Histórica em Roma Francisco Antonio Nery

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.40524

Palavras-chave:

Academia Imperial de Belas Artes. Francisco Antonio Nery. Prêmio de Viagem. Pintura. História da Arte. Filologia. Paleografia.

Resumo

Em março de 1849, foram redigidas as instruções da Academia Imperial de Belas Artes para seu aluno pensionista de pintura, Francisco Antonio Nery, acerca de seus estudos em Roma. Este documento está salvaguardado sob o registro número 5618 no Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e constitui uma fonte importante no estudo não só dos pensionatos concedidos pela Academia, como também no estudo da história da arte e do ensino artístico do período no contexto carioca e, por extensão, para o Brasil, devido à importância da Academia Imperial de Belas Artes no processo de formação artística.

Biografia do Autor

Flora Pereira Flor, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em História da Arte (2016) e mestre em Artes Visuais (História e Crítica da Arte -2017) pela Escola de Bela Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV / EBA / UFRJ, vinculada ao projeto de pesquisa coordenado pela prof.ª Dra. Sonia Gomes Pereira intitulado A historiografia da arte no Brasil: os modelos europeus e os dilemas em torno da cultura nacional.

Maria Elisa Lima de Souza, Universidade de São Paulo

Graduada em Letras: Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Mestanda do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Filológicos (LabEFil). Tem se dedicado à digitalização, catalogação, edição e estudo dos documentos do arquivo da Biblioteca Fernandes Braga da Igreja Evangélica Fluminense. 

Referências

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES. Acta da sessão em 18 de dezembro [1848]. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, Atas Sessões Presidência-Diretor 1841/1856, p. 329-331. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&pasta=Encadernados&pesq=. Acesso em: 20 maio 2017.

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES. Classe de Dezenho. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, encadernados 6208, Assentamentos de matrículas e concurso para professores 1833/1844, ano 1840 p. 162-163; ano 1841 p.182-183; ano 1842 p.202-203. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&pasta=Encadernados&pesq=. Acesso em: 07 jun. 2020.

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES. Classe de Pintura. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, encadernados 6208, Assentamentos de matrículas e concurso para professores 1833/1844, ano 1843 p.236-237; ano 1844 p.262-263. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&pasta=Encadernados&pesq=. Acesso em: 07 jun. 2020.

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES. Classe de Pintura Histórica. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, encadernados 6209, Livro de matrículas 1845/1854, ano 1845 p.10-11; ano 1846 p.28-29; ano 1847 p.44-45; ano 1848 p.60-61. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&pasta=Encadernados&pesq=. Acesso em: 07 jun. 2020.

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES. Minutas de ofícios da Academia, de 11 jul. 1863. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, Notação 4355. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspxbib=MuseuDJoaoVI&PagFis= 55569&Pesq=. Acesso em: 20 fev. 2017.

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES. Minutas de ofícios da Academia, de 14 jan. 1865. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, Notação: 3826. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&PagFis= 55569&Pesq=. Acesso em: 20 fev. 2017.

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES. Minuta de ofício da Academia, de 10 ago. 1865. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, Notação: 3695. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&PagFis=

&Pesq=. Acesso em: 20 fev. 2017.

CAMPOFIORITO, Quirino. História da Pintura Brasileira no Século XIX. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983. p. 96

CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Os prêmios de Viagem da Academia de Pintura. In: PEREIRA, Sonia Gomes (Org.) 185 Anos da Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, 2001/2002. p. 71 – 93.

CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Crítica e concepção da pintura histórica na AIBA em 1865 - Pedro Americo e Le Chevrel. In: Anais do XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009. v. 1. p. 262-273.

DAZZI, Camila. Meirelles, Zeferino, Bernardelli e outros mais: a trajetória dos pensionistas da Academia Imperial em Roma. Revista de História da Arte e Arqueologia, n. 10, p. 17 – 42, Dez. 2009. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista10-artigo2.pdf.

DAZZI, Camila. Artistas brasileiros e portugueses: a Estada na Itália como parte da formação artística de pintores e escultores no século XIX (1840-1890). In: VALLE, A.; DAZZI, C.; PORTELA, I. (Org.). Oitocentos: Intercâmbios culturais entre brasil e portugal. Seropédica: CEFET/RJ, 2013.

ESTRADA, Luiz Gonzaga-Duque. A arte brasileira. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 124-125.

FÉLIBIEN, André. Conférences de l'Académie royale de peinture et de sculpture, pendant l'année 1667. Paris: F. Léonard, 1668. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8626828s/f33.image.langFR. Acesso em: 04 jun. 2020.

FLOR, Flora Pereira. A coleção de cópias pintadas do museu D. João VI. Dissertação (mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

GALVÃO, Alfredo. Subsídios para a História da Academia Imperial. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Belas Artes/UB, 1954.

MINISTERIO DOS NEGOCIOS DO IMPERIO. Aviso do ministro do Império ao diretor da Academia, de 22 dez. 1848. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, Notação: 5617. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&PagFis=55569&Pesq=. Acesso em: 20 fev. 2017.

MINISTERIO DOS NEGOCIOS DO IMPERIO. Ofício da 4ª Seção do Ministério do Império ao diretor da Academia, de 25 jan. 1865. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, Notação: 5637. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/cache/2296302308248/I0054470I0054471-00PX=000000PY=000000.JPG. Acesso em: 04 jun. 2020.

NERY, Francisco Antonio. Carta de Francisco Antônio Néri ao diretor da Academia, [18--]. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, Notação: 5655. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/cache/2296302308248/I0054502I0054503-00PX=000000PY=000000.JPG. Acesso em: 04 jun. 2020.

NERY, Francisco Antonio. Desenho Anatômico (corpo inteiro), 1865, sanguínea/crayon/papel, 70 x 53 cm. MDJVI 274. Museu D. João VI / EBA / UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil. Fotografia: Banco de Imagens Museu D. João VI.

NERY, Francisco Antonio. Nu Masculino (Academia), 1865, carvão/papel, 71 x 53,5 cm. MDJVI 273. Museu D. João VI / EBA / UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil.Fotografia: Banco de Imagens Museu D. João VI.

NERY, Francisco Antonio. O Lavrador nos Campos de Pharsalia, 1848, óleo / tela, 117 x 89 cm. MDJVI 8. Museu D. João VI / EBA / UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil. Fotografia: Banco de Imagens Museu D. João VI.

NERY, Francisco Antonio. Retrato do Cavaleiro Minardi. Óleo/tela. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra3077/retrato-do-cavaleiro-minardi. Acesso em: 06 de Jun. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

NERY, Francisco Antonio. Salomé com a cabeça de São João Batista, c. 1850, óleo / tela, 91,3 x 70 cm. MDJVI 109. Museu D. João VI / EBA / UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil. Fotografia: Banco de Imagens Museu D. João VI.

NERY, Francisco Antonio. Telêmaco ouvindo as aventuras de Filocteles, c. 1851, óleo / tela, 100 x 138 cm. MDJVI 2. Museu D. João VI / EBA / UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil.Fotografia: Banco de Imagens Museu D. João VI.

PEREIRA, Sonia Gomes. Arte, Ensino e Academia: Estudos e ensaios sobre a academia de belas artes do rio de janeiro. Rio de Janeiro: Mauad; Faperj, 2016.

PONTUAL, R. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGOCIOS DE IMPERIO. Ofício da 4ª Seção do Ministério do Império ao diretor da Academia, de 27 maio 1863. Arquivo do Museu Dom João VI/EBA/UFRJ, Notação: 5634. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&PagFis=55569&Pesq=. Acesso em: 19 fev. 2017.

Fonte manuscrita:

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES. Instruções para o pensionista de pintura histórica em Roma, Francisco Antônio Nery, de mar. 1849. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ, Notação: 5618. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MuseuDJoaoVI&PagFis=55569&Pesq=. Acesso em: 20 fev. 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Edição

Seção

Fontes Primárias