Instruções de viagem a Europa ao primeiro pensionista da Academia Imperial de Belas Artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.40556

Palavras-chave:

Academia Imperial de Belas Artes. Prêmio de Viagem. Arquitetura. História da Arte. Filologia. Paleografia.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as Instruções de Viagem recebidas por Antônio Baptista da Rocha, aluno de arquitetura da Academia Imperial de Belas Artes, ganhador do primeiro Prêmio de Viagem à Itália em 1845.

Biografia do Autor

Paola Matheus dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista CNPQ de Iniciação Científica orientada pelo Prof. Dr. Alberto Martín Chillón.

Beatriz Dias Mikhail, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, faz mestrado em Letras Neolatinas, na área de estudos linguísticos (UFRJ). Participa do Laboratório de Estudos Filológicos (LabEFil), assim como da Revista LaborHistórico. Na graduação, atuou em pesquisas filológicas de documentos setecentistas da Família Real. No mestrado, pesquisa documentos da Coleção Pedro de Angelis, da Fundação Biblioteca Nacional.

Referências

CAVALCANTI, A. M. T. Os Prêmios de Viagem da Academia em Pintura. In: PEREIRA, Sonia Gomes (Org.). 185 anos da Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001/2002, p. 69-92.

FERNANDES, C. V. N. Os caminhos da arte. O ensino artístico na Academia Imperial das Belas Artes – 1850/1890. Tese de Doutorado - IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, 2001.

PEREIRA, S. G. Arte, ensino e academia: estudos e ensaios sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad Faperj, 2016.

PEREIRA, S. G. A tradição artística e os envios dos pensionistas da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. In: VALLE, Arthur; DAZZI, Camila. Oitocentos: Arte Brasileira do Império à República. Rio de Janeiro, Tomo 2, 2010. p. 617 – 638.

ROCHA-PEIXOTO, G. Arquitetos do Brasil imperial: a obra arquitetônica dos primeiros alunos da Academia Imperial de Belas Artes. Tese de Doutorado - IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, 2004.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Edição

Seção

Fontes Primárias