Cartas Jesuíticas: solicitação de promoção escrita por Joseph Maria Cabrer a Antonio Samper

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7i2.40946

Palavras-chave:

Coleção Pedro de Angelis. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Expedições. Fronteiras. Buenos Aires.

Resumo

O presente texto tem por base o meu anteprojeto de doutorado que tem o objetivo de se debruçar sobre a coleção de manuscritos pertencentes à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro intitulada Coleção Pedro de Angelis. Apresentamos aqui um dos documentos da coleção referenciada anteriormente que possui a seguinte temática: Carta de felicitação de Joseph Maria Cabrer a Antonio Samper pelo novo posto de Chefe do Estado Maior do Real Corpo de Engenheiros. O documento em questão, escrito em 1803, trata da felicitação e dá diversas notícias, como as expedições de demarcação de limites territoriais entre as coroas de Espanha e Portugal.  O autor reconhece rios, paisagens e aberturas de caminhos relatando seu oficio como engenheiro e tenente-coronel. O documento contém ainda, em consideração às tarefas executadas em seu cargo, o pedido de reconhecimento de mérito e promoção para um cargo superior, de sargento maior da Praça de Buenos Aires.

Biografia do Autor

Vanessa de Azevedo Baeta Alves Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Letras Português/ Espanhol (UFRJ), Mestre e Doutoranda em Letras Neolatinas (UFRJ).

Referências

ACIOLI, V. L. C. A Escrita no Brasil Colônia: um guia para leitura de documentos manuscritos. Recife: Editora Universitária UFPE/Fundação Joaquim Nabuco/Ed. Massangana, 1994.

AZEVEDO FILHO, Leodegário Amarante de. Iniciação em crítica textual. Rio de Janeiro: Presença; São Paulo: Edusp, 1987.

BLECUA, A. Manual de Crítica Textual. Madrid: Castalia, 1983.

CAMBRAIA, C. N. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SCHELL, D. C. Colecionando documentos, escrevendo história, imaginando uma nação: Pedro de Angelis e sua operação historiográfica na “Colección de obras y documentos relativos a la historia antigua y moderna de las provincias del Río de la Plata”. Anais do XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Niterói, 2014.

SCHELL, D. C. Entre coleções e arquivos: Pedro de Angelis e a produção de conjuntos documentais (Buenos Aires, 1835-1852). Tese (Doutorado em História) – Faculdade de História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2018.

Downloads

Publicado

2021-08-28