Notícias sobre um estudo cognitivo sócio-histórico da polissemia de “vacina”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7iespec.42818

Palavras-chave:

Polissemia. Vacina. Semântica Cognitiva Sócio-Histórica. Metáfora. Metonímia.

Resumo

Apresentam-se resultados preliminares de um estudo que objetiva verificar como é constituída a rede semasiológica do item léxico vacina e entender como se dá a construção dos sentidos dessa rede no devir do tempo. Como norte teórico, utilizam-se pressupostos da Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, e, em particular, da Teoria da Metáfora e da Metonímia Conceptuais, estabelecendo diálogos com autores, como Lakoff e Johnson (1980), Silva (2006), Santos (2011) e Fernández Jaén (2012). Para traçar o percurso metodológico, adota-se a abordagem qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo, exploratório e documental, sendo o corpus constituído por textos escritos na variedade brasileira do português, entre os séculos XIX, XX e XXI, disponíveis em corpora digitais da Linguateca. Os resultados do estudo mostram que, no lastro temporal, registram-se mudanças e variações na semasiologia de vacina.

Biografia do Autor

A. Ariadne Domingues Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio pós-doutoral em Linguística (UNEB-PNPD-CAPES). Professora associada do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, atuando na sua Graduação em Letras e no seu Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura. Dedica-se aos seguintes temas de pesquisa: sistemas adaptativos complexos; história do sistema conceptual; categorização, conceptualização, metáforas, metonímias, multimodalidade e memes.

Elisângela Santana dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia, tendo realizado estudos na Universidade Católica Portuguesa (PDEE-CAPES). Possui Mestrado em Letras e Linguística, Especialização em Língua e Literatura Vernáculas e Graduação em Letras, também pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é Professora Titular do curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia – Campus II e atua como Professora Permanente e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia – Campus I. Desenvolve pesquisas sobre história da língua portuguesa, semântica cognitiva, polissemia, livros didáticos e multimodalidade.

Neila Maria Oliveira Santana, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Língua e Cultura e Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus XIV. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Cognitiva e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: categorização, conceptualização, metáfora, metonímia, variação e mudança linguística.

Referências

ALMEIDA, A. Ariadne Domingues. A semântica sócio-histórico-cognitiva: antecedentes, estado da arte e propostas para o futuro. In: SANTANA, N.; ALMEIDA, A. A. D. Semântica Cognitiva-Sócio-Histórica: estudos sobre o significado. Salvador: EDUNEB, 2020. p. 23-62.

ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SANTANA, Neila Maria Oliveira. A semântica cognitiva sócio-histórico-cultural: questões epistemológicas. In: LOPES, Norma; SANTOS, Elisângela; CARVALHO, Cristina. Língua e sociedade: diferentes perspectivas, fim comum. São Paulo: Blucher, 2019, p. 113-132.

ALMEIDA, A. Ariadne Domingues. Emergência do léxico, emoção e construção de sentidos: um estudo sobre xerecuda. In: SANTOS, Elisângela Santana dos; ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SIMÕES NETO, Natival Almeida. Olhares sobre o léxico: perspectivas e estudos. Salvador: Eduneb, 2018. p. 27-48.

ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SANTOS, Elisângela Santana dos. O estudo do significado léxico em Semântica Sócio-histórico-cognitiva. Macabea: Revista Eletrônica do Netlli, v. 8, n. 2, p. 136- 159, 2019. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/1932. Acesso em: 22 fev. 2021.

AULETE, Caldas. Aulete digital: dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: LEXIKON Editora Digital, 2021 [1980]. Disponível em: https://aulete.com.br/vacina. Acesso em: 05 jan. 2021.

AULETE, Caldas. Aulete digital: dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: LEXIKON Editora Digital, 2021. Disponível em: https://aulete.com.br/vacina. Acesso em: 05 jan. 2021.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesus, 1712 - 1728. Disponível em: http://dicionarios.bbm.usp.br/pt-br/dicionario/edicao/1. Acesso em: 05 jan. 2021.

BRÉAL, Michel. Ensaio de semântica: ciência das significações. Tradução de Aída Ferras et al. São Paulo: EDUC & Pontes, 1992.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico nova fronteira da língua portuguesa. 2 ed. rev. acresc. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FERNÁNDEZ JAÉN, Jorge. Semántica cognitiva diacrónica de los verbos de percepción física del Español. Tese (Doutorado) – Departamento de Filología Española, Lingüística General y Teoría de la Literatura, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Alicante, 2012. Disponível em: https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/26481/1/Tesis_Jorge_Fernandez_Jaen.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.

FERNÁNDEZ JAÉN, Jorge. Aspectos cognitivos y construccionales de la evolución semántica del verbo tocar. Anuari de filologia. estudis de lingüística, v. 4, p. 93-118, 2014. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/AFEL/article/view/AFEL2014.1.6/13923. Acesso em: 21 dez. 2021.

HOUAISS, Antônio. Grande dicionário Houais. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#1. Acesso em: 16 fev. 2021.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago Press, 1980.

LAKOFF, George. Women, fire, and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

LINGUATECA. Projeto AC/DC. Disponível em: https://www.linguateca.pt/. Acesso em: 10 jan. 2021.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Tradição gramatical e gramática tradicional. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1996.

MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/vacina/. Acesso em 22 fev. 2021.

MORAES, Antonio. Diccionario da lingua portugueza - recompilado dos vocabularios impressos ate agora, e nesta segunda edição novamente emendado e muito acrescentado, por Antônio de Moraes Silva. Lisboa: Typographia Lacerdina, 1789 [1813]. Disponível em: http://dicionarios.bbm.usp.br/pt-br/dicionario/edicao/2. Acesso em: 16 fev. 2021.

PINTO, Luiz Maria da Silva. Diccionario da lingua brasileira por Luiz Maria da Silva Pinto, natural da Provincia de Goyaz. Na Typographia de Silva, 1832. Disponível em: http://dicionarios.bbm.usp.br/pt-br/dicionario/edicao/3. Acesso em: 23 fev.. 2021.

SANTOS, Elisângela Santana dos. A polissemia do verbo “tomar” ao longo da história da Língua Portuguesa: um estudo à luz da linguística cognitiva. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

SANTOS, Elisângela Santana dos. Conceptualizações de leitura: aportes da Linguística Cognitiva para compreensão do significado. In: ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SANTOS, Elisângela Santana dos. Linguística Cognitiva: redes de conhecimento d’aquem e d’além-mar. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 183-208.

SILVA, Augusto Soares da. O mundo dos sentidos em português: polissemia, semântica e cognição. Coimbra: Almedina, 2006.

SILVA, Augusto Soares da. Polissemia e contexto: o problema duro da diferenciação de sentidos. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, Lisboa, n. 5, 2010, p. 353-367. Disponível em: https://clunl.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/sites/12/2018/02/5z1-augusto-silva.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.

SILVA, Augusto Soares da; BATORÉO, Hanna Jakubowicz. Gramática Cognitiva: estruturação conceptual, arquitectura e aplicações. In: BRITO, Maria Brito (org.). Gramática: história, teorias, aplicações. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2010. p. 229-251.

TEIXEIRA, José. O equilíbrio caótico do significado linguístico. Diacrítica: Série Ciências da Linguagem, v. 1, n. 18, Universidade do Minho, Braga, p. 189-207, 2004. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4335/1/caosSignific.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.

ULLMANN, Stephen. Semântica: uma introdução à ciência do significado. Tradução de J. A. Osório Mateus. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.

VACINA. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina_contra_a_var%C3%ADola. Acesso em: 19 de fev. de 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-20