Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Linguagens Gráficas é a revista eletrônica interdisciplinar de comunicação visual publicada pelo NelGraf / UFRJ (Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Ela se dedica à publicação de artigos acadêmicos inéditos que tenham como objeto de análise a organização visual, a autoria projetual ou as implicações socialmente mais amplas de produções visuais destinadas à reprodução com objetivos enunciadamente comunicacionais, sejam elas projetadas para propagação por impressão ou por meios eletrônicos, com ou sem o uso de recursos de áudio e vídeo.

A revista aceita trabalhos oriundos das áreas de comunicação, design, sociologia, antropologia, artes visuais, história, pedagogia, informática e quaisquer outras cabíveis, desde que privilegiem a dimensão comunicacional de produções visuais formalmente projetadas para este fim. O eixo temático de Linguagens Gráficas pode ser identificado consultando-se a Lista de temas elaborada para a classificação dos artigos visando o processo de avaliação, disponível no site do NelGraf (nelgraf.pro.br).

A linha editorial de Linguagens Gráficas concebe a projetação e a produção de peças de comunicação visual como elemento visceral da cultura, contribuindo estrategicamente tanto para o desenvolvimento autossustentável do país quanto para o alcance de uma sociedade mais justa e democrática, dado o seu impacto na vida social. É neste sentido que a publicação objetiva divulgar o andamento e os resultados das pesquisas na área, buscando fomentar a discussão do conhecimento e aprimorar a reflexão acadêmica voltada para tais concepções.

Linguagens Gráficas não foi ainda incluída no Qualis Periódicos, por se tratar de uma publicação recente. Ela deverá ser avaliada no próximo biênio (2015-2016).

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Editores
  • Maria Beatriz Lagoa
  • Samuel Otaviano
  • Andreia Resende
  • André Villas-Boas
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos submetidos à publicação por Linguagens gráficas ocorre nos moldes da avaliação cega. Ou seja: os avaliadores não têm conhecimento da autoria do trabalho, que só é divulgada quando de sua publicação pela revista. Os autores, da mesma forma, ignoram quem está avaliando seu trabalho.

O(s) Autor(es) devem retirar dos arquivos, antes da submissão, os metadados que indicam a autoria (este procedimento está descrito em Assegurando a avaliação cega).

A avaliação se dá em três etapas:

1. Avaliação pelo Conselho Editorial - O artigo é analisado quanto à sua pertinência ao foco temático da revista (ver Lista de temas), sua configuração como produção científica, à adequação às normas de formatação (ver Normas detalhadas para formatação dos artigos), ao seu ineditismo e demais condições básicas para submissão (ver Condições para submissão) e ao respeito à linha editorial (ver Foco e escopo). Este processo dura até duas semanas. Caso tenha uma avaliação positiva, o artigo segue para a etapa 2; do contrário, sua publicação é recusada, sendo o(s) motivo(s) informado(s) ao(s) Autor(es).

2. Avaliação pelo Conselho Científico - O artigo é encaminhado eletronicamente pela Equipe Editorial a três membros do Conselho Científico, que é formado por professores e/ou pesquisadores com títulos de doutores e cuja composição é previamente informada pela revista. Cada um dos três tem 30 dias para emitir seu parecer, enviado eletronicamente para a Equipe Editorial. Os três membros são determinados tendo como critério a consonância de sua área de atuação com a temática do artigo. Caso esta critério não possa ser cumprido satisfatoriamente devido a alguma especificidade do trabalho, a Equipe Editorial poderá, excepcionalmente, designar especialistas como pareceristas ad hoc para o cumprimento da etapa. O processo de seleção dos artigos é realizado pelo Conselho Científico, que é soberano em suas decisões, a partir dos seguintes critérios
- A contribuição do artigo para sua área temática;
- A relevância do problema, do objeto e dos objetivos;
- O domínio, pelos(as) Autores(as), da literatura pertinente;
- A adequação das opções teóricas e metodológicas adotadas pelos(as) Autores(as);
- A clareza na articulação das ideias e no desenvolvimento do texto.

O parecer poderá: (a) aprovar o artigo sem restrições, (b) aprovar o artigo, condicionando sua publicação a alterações de conteúdo e/ou forma ou (c) rejeitar o artigo para publicação. Nos três casos, os pareceres, esclarecendo as razões para a decisão tomada, são encaminhados ao(s) Autor(es) pela Equipe Editorial, via e-mail.

A publicação do artigo está condicionada à ocorrência de pelo menos dois pareceres favoráveis, sejam eles nas condições (a) ou (b). As seguintes situações são possíveis:
Três pareceres (a) - O artigo é publicado, sem necessidade de cumprimento da etapa 3.
Dois pareceres (a) e um parecer (b) - Idem ao anterior.
Dois pareceres (b) e um parecer (a) - O artigo poderá ser publicado, desde que cumprida a etapa 3.
Três pareceres (b) - Idem ao anterior.
Dois pareceres (b) e um parecer (c) - Idem ao anterior.

Em caso de rejeição do artigo, Linguagens Gráficas estimula o(s) Autor(es) à submissão para números futuros da revista, mediante a implementação das alterações indicadas pelos pareceres.

3. Cumprimento de exigências - Esta etapa ocorre apenas no caso de o artigo ser aprovado tendo recebido pelo menos dois pareceres na condição (b), conforme exposto anteriormente. Após ser(em) notificado(s) via e-mail pela Equipe Editorial, o(s) Autor(es) têm o prazo de até uma semana para o reenvio eletrônico do artigo com as alterações necessárias. O não cumprimento deste prazo implica na rejeição automática do artigo.

O artigo com as alterações é reencaminhado eletronicamente pela Equipe Editorial aos membros do Conselho Científico. Em todos os procedimentos desta etapa, os membros do Conselho Científico são os mesmos que foram responsáveis pela etapa 2. Estes, então, têm o prazo de até uma semana para a aprovação ou não do artigo reformulado para publicação. Ao fim desta etapa, o artigo será publicado caso pelo menos dois dos membros do Conselho Científico o tenham aprovado, contabilizando-se os pareceres aprovados sem restrições (da etapa 2). Caso tal não ocorra no prazo de uma semana, o artigo reformulado estará automaticamente submetido para publicação em número subsequente de Linguagens Gráficas, desde que obtenha aprovação para tal de pelo menos dois membros, novamente contabilizando-se os pareceres de aprovação sem restrições (etapa 2). Em quaisquer dos casos, o(s) Autor(es) são notificados pela Equipe Editorial, via e-mail.

 

Periodicidade

Linguagens Gráficas é uma revista eletrônica quadrimestral, em edições com pelo menos cinco artigos inéditos, seguindo o formato Volume/Número.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.