Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Linguagens Gráficas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Layout e formatação dos artigos - Linguagens Gráficas possui um projeto gráfico próprio para o layout dos artigos, cujas especificações não coincidem com a formatação que será descrita a seguir. As normas que se seguem representam uma padronização para evitar qualquer indicação da autoria do trabalho (seguindo os moldes da avaliação cega) e para facilitar o processo de layout e editoração, no caso de aprovação para publicação na revista.

Grosso modo, estas normas podem ser resumidas da seguinte forma:

Especificações tipográficas de todos os itens - Times New Roman, corpo 12 e entrelinha 1,5.

Corpo de texto - Parágrafos alinhados à esquerda, sem hifenização, sem recuo, sem tabulação na primeira linha, sem separação por linhas em branco.

Entretítulos - Em negrito, com apenas a primeira inicial em caixa alta, antecedidos por uma linha em branco. Reiniciar o corpo de texto na linh seguinte, sem pular linha.

Dados sobre o artigo e a autoria (título, Autor, resumo etc.) - Não devem constar no original enviado. Eles serão preenchidos em formulário próprio quando da submissão on line.

Tamanho máximo do artigo - 35.000 caracteres. Este limite abrange todo o arquivo de texto enviado para submissão, incluindo espaços entre palavras, legendas, referências bibliográficas e notas.

Formato da página - A4, retrato.

Margens - superior e inferior de 2,5 cm e laterais de 3 cm.

Número de colunas - 1.

Dada esta visão geral, é necessário observar as demais normas, baixando o arquivo PDF com as Normas detalhadas para formatação de artigos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar no campo "Comentários ao editor", no Passo 1 do processo de submissão on line.
  2. Um dos autores possui doutorado completo. Linguagens gráficas aceita e estimula a submissão de artigos por doutorandos, mestres, mestrandos e até mesmo por estudantes de graduação, desde que tais pesquisas sejam avalizadas pela coautoria de um doutor.
  3. O arquivo com o texto do artigo está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  4. O arquivo com o texto do artigo tem um máximo de 35.000 caracteres, incluindo espaços entre as palavras, entretítulos, notas, referências bibliográficas etc.
  5. As imagens (tabelas, gráficos, diagramas, fotos, ilustrações e assemelhados) estão em formato jpg ou gif, cada uma em arquivo próprio e em separado do arquivo de texto, estando cada arquivo nomeado pela numeração da figura que consta no arquivo de texto (ex.: imagem01.jpg, imagem05.jpg). A resolução das imagens tem qualidade suficiente para sua exibição em tela, mas cada arquivo não ultrapassa 2Mb. Não são necessários nem desejáveis os níveis de resolução requeridos para a impressão industrial.
  6. Arquivos de vídeo não integram a submissão, estando referidos no arquivo de texto em forma de hiperlink, com suas URLs ativas (acionadas por clique do mouse).
  7. Eventuais endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar, funcionando como hiperlinks.
  8. O texto segue as normas de formatação estipuladas pela Equipe Editorial (ver Normas detalhadas para formatação de artigos), inclusive quanto a notas, referências bibliográficas e numeração e localização de imagens.
  9. O arquivo de texto não contém os nomes nem as instituições dos Autores. Os metadados do arquivo de texto, que identificam a autoria, foram removidos (conforme os procedimentos descritos em Assegurando a avaliação pelos pares cega).
  10. URLs para as referências bibliográficas foram informadas sempre que possível.
 

Declaração de Direito Autoral

Linguagens gráficas não detém os direitos comerciais sobre os artigos publicados, exigindo apenas que a publicação na revista seja mencionada em qualquer republicação da mesma versão do trabalho pelo(s) Autor(es), com menção da seguinte forma: Publicado originalmente em Linguagens gráficas, vol.[X], no. [X], disponível em http://revista.nelgraf.org.br. O ato da submissão de artigos a Linguagens gráficas assume as seguintes condições para todas as partes envolvidas: 1. A cessão pelo(s) Autor(es) - imediata e sem ônus - dos direitos de publicação nesta revista, que terá exclusividade de publicá-lo em primeira mão. O(s) Autor(es) detêm os direitos autorais para publicações posteriores (em repositório institucional ou como capítulo de livro, por exemplo). 2. O Autor(es) consente(m) que, durante o processo de avaliação de seu artigo, toda e qualquer referência à autoria será eliminada da versão distribuída aos avaliadores, garantindo o sigilo necessário à avaliação cega. Se publicado, o artigo terá reintegrado os dados da autoria, conforme a versão original submetida. 3. O(s) Autor(es) têm ciência e concorda(m) que o artigo, tal como os demais publicados por Linguagens gráficas, estará licenciado para compartilhamento na categoria Creative Commons NC-ND 3.0 BR, o que significa que o artigo poderá ser compartilhado, isto é, copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato, desde que (a) seja atribuído o devido crédito, fornecido um link para a licença e indicado se foram feitas alterações, (b) o compartilhamento não tenha fins comerciais nem haja repasse de seus custos e (c) o original seja respeitado, não configurando a versão compartilhada uma transformação ou nova criação. A partir do aceite deste licenciamento, o(s) Autor(es) fica(m) impedido(s) de revogar estes direitos em quaisquer compartilhamentos futuros nos quais os termos da licença sejam respeitados. 4. A responsabilidade pelo conteúdo do artigo é exclusivamente do(s) Autor(es), cabendo exclusivamente a ele(s) a posse de eventuais autorizações para reprodução de obras de terceiros, sejam estas textos ou de imagens. 5. As opiniões expressas no artigo são de inteira e exclusiva responsabilidade do(s) Autor(es).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados por Autores e Avaliadores serão usados exclusivamente para os serviços prestados por Linguagens gráficas e pelo NelGraf / UFRJ, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.