Querido Paulo Freire, deixe-me falar com você sobre o <i>Sapere</i>, Alimentos e Literatura (SAL) no Recife dos tempos da Covid-19 e de outrora

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Vendedores ambulantes, Pregões, Territorialidade, Patrimônio,

Resumo

Este relato de experiência é o resultado de um projeto de pesquisa realizado entre março e junho de 2020, com o objetivo de identificar o Sapere, isto é, identificar os saberes que se ligam aos sabores dos alimentos e produtos alimentares, no Recife dos tempos da Covid-19 e de outrora. A coleta de dados se deu em pesquisa literária e através da observação e escuta dos vendedores ambulantes de alimentos, que circularam na fronteira entre os bairros de Casa Forte e Casa Amarela, no primeiro ano da Covid-19. A narrativa se dá através de uma carta destinada ao professor Paulo Freire, segundo a base teórica de António Nóvoa (2015) e Raine Maria Rilke (2011). Observou-se, tanto na literatura, quanto entre os vendedores, a presença e o resíduo de costumes muito antigos.

Biografia do Autor

Rozélia Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil

Professora Adjunto do Departamento de História da UFRPE. Responsável pela disciplina História da Alimentação, ministrada ao Bacharelado de Gastronomia/UFRPE.

Professora responsável pela disciplina História das Doenças, ministrada à Licenciatura em História/UFRPE.

Pesquisadora do grupo MILBA - Memória e Imaginário da Literatura Brasileira e Africana.

Especialista Estrageira no Grupo Alimentaria da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

09-07-2021

Edição

Seção

Narrativas, relatos e estudos de caso