A força feminina das profissionais do vinho no Brasil: percepções de mulheres atuantes nas áreas de ensino, pesquisa, produção e serviço

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Enologia, Feminismo, Misoginia, Serviços de alimentação

Resumo

Nos anos recentes, muitos trabalhos têm sido publicados sobre aspectos relacionados ao vinho, como é o caso dos estudos sobre os perfis e preferências dos consumidores dessa bebida. Entretanto, ainda são escassas as pesquisas abordando questões sobre os profissionais do vinho, inclusive do gênero feminino. Estudos assim podem ser úteis não apenas para conhecer essas mulheres, mas também para, potencialmente, compreender melhor as relações de trabalho em serviços de alimentação que as empregam. Nesse contexto, essa pesquisa buscou conhecer as percepções de 200 mulheres que trabalham no mundo do vinho no Brasil ou estão se qualificando para tanto; a partir de questões envolvendo temas como atuação e formação profissional, misoginia, entre outros, através de um survey online. Com base nos resultados foi possível perceber que a participação feminina no mundo profissional dos vinhos vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço, mas algumas dessas mulheres já passaram por situações misóginas ou preconceituosas com relação à sua ocupação, e mesmo considerando satisfatória sua inserção no mercado de trabalho acreditam poder conquistar maior espaço e reconhecimento nesse segmento. 

Biografia do Autor

Lilian Corrêa Alves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil.

Bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017). Foi estagiária na área de Alimentos e Bebidas do Hotel Hilton Barra (2016). Atualmente cursa Especialização em Gastronomia e Cozinha Contemporânea pela Universidade Cândido Mendes e é membro do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Alimentos e Bebidas (GAB) da UFRRJ. 

Elga Batista da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil.

Professora adjunta da área de Alimentos e Bebidas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ. Possui especialização em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente é vice-coordenadora do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFRRJ e líder do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Alimentos e Bebidas (GAB).

Downloads

Publicado

21-12-2021

Edição

Seção

Artigos originais