- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
Foco e Escopo
Metamorfoses é uma revista da Cátedra Jorge de Sena e do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas e visa à publicação de ensaios de Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa. Os doze primeiros números foram editados em Portugal pela Editorial Caminho. A partir do número 13 temos uma edição brasileira pela Oficina Raquel, sempre com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Políticas de Seção
Artigos
Aceita artigos originais sobre as Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa, bem como sobre relações dessas literaturas com a de outros países, de acordo com os temas de cada chamada.
Editores- Luci Pereira
- Marcelo Soares
- Silvie Špánková
![]() |
![]() |
![]() |
Entrevistas
Aceita entrevistas com escritores, professores, críticos e demais atores envolvidos com as Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa.
Editores- Luci Pereira
- Marcelo Soares
- Silvie Špánková
![]() |
![]() |
![]() |
Resenhas
Aceita resenhas originais de livros publicados nos últimos três anos, que sejam de interesse para as áreas de Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa.
Editores- Luci Pereira
- Marcelo Soares
- Silvie Špánková
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos serão submetidos a um Conselho Editorial composto por especialistas de consagrada competência científica e de incontestável saber nas diferentes áreas de estudo contempladas pela revista. Os texto, sem identificação autoral, serão encaminhados a dois pareceristas, num processo de avaliação duplo-cego. Os pareceristas poderão sugerir alterações de estrutura e de conteúdo. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um membro do Conselho Editorial. Os pareceres serão encaminhados aos autores, juntamente com instruções para as alterações sugeridas pelos pareceristas.
Os Editores Associados enviam cada trabalho para dois membros do Conselho Editorial ou Consultores ad hoc. que o examinam e o avaliam, recomendando ou não a sua publicação. Serão selecionados para cada número, entre dez e doze trabalhos aprovados.
Periodicidade
A revista tem periodicidade semestral, com publicação de estudos sobre Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa. A publicação é prevista para junho e dezembro.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato de seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista não cobra encargos para submissão nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs)
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...