De fornicadores fornicados: uma leitura de O Delfim de José Cardoso Pires

Autores

  • Rafael Santana Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n1a28245

Palavras-chave:

neorrealismo, romance, José Cardoso Pires.

Resumo

Leitura de O Delfim de José Cardoso Pires a partir do conceito de cena de escrita. A consciência textual do narrador-autor deste romance de 1968 evidencia a um só tempo uma reflexão sobre o neorrealismo e uma transformação do neorrealismo.

Biografia do Autor

Rafael Santana, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

Rafael Santana é Professor Adjunto de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Literatura Portuguesa pela mesma universidade, com tese sobre a prosa e a correspondência literárias de Mário de Sá-Carneiro. Sua atuação profissional incide sobretudo no Decadentismo, no Modernismo e nos ecos do fim de século na literatura contemporânea quer no que se refere à narrativa quer no que tange à poesia. Tem publicações no Brasil e no exterior e é ainda co-organizador dos eventos "Jornada Mário de Sá-Carneiro: 100 anos depois" (UFF-UFRJ), "Há 100 anos Orpheu canta para Cleonice" (UFRJ) e “100 Futurismo: a vez das Vanguardas” (UFRJ-UFF-UERJ). De sua autoria pessoal, proferiu diversos cursos a respeito da Geração de Orpheuno Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), dentre os quais se destacam: "Por que ler Fernando Pessoa" e "Mário de Sá-Carneiro em foco". Atualmente, dirige o projeto de pesquisa “Camões no Oriente”.

Referências

BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2010.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CERDEIRA, Teresa Cristina. Pós-escrito a O Delfim. In: LEPECKI, Maria Lúcia. José Cardoso Pires: uma vírgula na paisagem. Roma, Bulzoni Editore, 2003. pp. 175-188.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo – História, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.

LEPECKI, Maria Lúcia. Ideologia e imaginário. Ensaio sobre José Cardoso Pires. SãoPaulo: Moraes Editores, 1977.

LIMA, Francisco Ferreira de. Do inventário à invenção: Redol e o neorrealismo. Feira de Santana: UEFS, 2002.

LOURENÇO, Eduardo. O labirinto da saudade. Lisboa: Gradiva, 2010.

MARTELO, Rosa Maria. Cenas de escrita (alguns exemplos). In: A forma informe: leituras de poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010, p.321-343.

PIRES, José Cardoso. O Delfim. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

REDOL, Alves. Gaibéus. Lisboa: Editorial Caminho, 1989. Com Prefácio de Oscar Lopes.

Downloads

Publicado

2020-06-05