Vozes destoantes, amores impossíveis: algumas anotações sobre “Alice In Thunderland”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a36616

Palavras-chave:

Literatura Portuguesa

Resumo

O presente artigo visa investigar as imagens sobreviventes do livro Aventuras de Alice no país das maravilhas. Destacando a parti delas a questão do trauma, da memória e do afeto. Em seguida, a partir da leitura do conto “Alice in thunderland”, escrito por Teolinda Gersão e inserido no seu mais recente livro de contos – Prantos, amores e outros desvarios (2016) – pretendemos, por meio do foco narrativo, nos debruçarmos sobre as imagens fantasmáticas que atormentam a vida de Alice Lidell. Assombrada pela representação que fizeram de si quando criança, a personagem de Teolinda narra de forma enviesada a sua versão da história, rasurando a ficção de outrora e expondo seus traumas, tentando corporificar suas memórias e revelando seus conturbados afetos com Charles Dogson.

Biografia do Autor

Gabriel Dottling Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando do programa de Pós Graduação em Letras Vernáculas em literatura portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Trad: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BERGER, John. Ways of Seeing. New York: Penguin Books, 2008.

BETTELHEIN, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad: Arlene Caetano. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CEIA, Carlos. Ecphrasis ou ekphrasis. Acesso em 10 de janeiro de 2020. (https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/ecphrasis/)

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

___________. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. (Col. Arte Físsil).

___________. Que emoção! Que emoção? Trad. Cecília Cescato. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2016. (Coleção Fábula).

FAGUNDES, M. G. Uma Rapariga no País das Maravilhas: Mário Cláudio, Lewis Carroll e a tradição portuguesa. Convergência Lusíada, n. 39, p. 16-34, 30 jun. 2018.

GERSÃO, Teolinda. Alice in Thunderland. In: Prantos, Amores e outros desvarios. Porto: Porto, 2016.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1995.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2006.

SOUZA, Ronaldes de Melo e. A Poética da narrativa de primeira pessoa. In: SOUZA, Ronaldes de Melo e. Ensaios de Poética e Hermeneutica. Rio de Janeiro: Oficina de Raquel, 2010, p. 31-52.

WARBURG, Aby. Histórias de Fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências .Organização Leopoldo Waizbort. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Downloads

Publicado

2021-06-06