Um conto novo, uma história secular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a36809

Palavras-chave:

Marília de Dirceu, História, Ficção.

Resumo

RESUMO

Ao recolocar em cena, como personagens do conto português contemporâneo, as figuras de Gonzaga e Marília, através do processo de reescrita, o contista Mário Cláudio entrecruza, em sua escrita, tradição e modernidade, utilizando-se dos conteúdos histórico-biográfico e poético, que fazem parte dessa história, e acrescenta à sua versão fortes pinceladas de ficção para compor a narrativa que apresenta ao leitor a visão do além-mar sobre os mais célebres amantes da literatura brasileira. A postura assumida pelo escritor, na composição do conto “Tomás António Gonzaga e Marília de Dirceu”, que faz parte do livro Triunfo do amor português, ao recontar essa história, será discutida neste trabalho a partir das estratégias narrativas utilizadas pelo autor, que se coloca entre a história e a ficção nessa obra que tem como tema os grandes amores portugueses.

Biografia do Autor

Naelza Araújo Wanderley, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras,  Especialização em Metodologia do Ensino Superior, mestrado em Letras , doutorado em Letras e pós-doutorado na área de Letras. Atualmente, é professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande,  Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura colonial, Literatura Portuguesa - período medieval; Literatura de cordel, Literatura e ensino.

Referências

AGUIAR, Melânia Silva de. In: Marília de Dirceu. Edição do Bicentenário. Prefácio, notas, estabelecimento do texto e cronologia da vida e da obra por Melânia Silva de Aguiar. Rio de Janeiro: Garnier, 1992.

BANDEIRA, Manuel. Seleta em prosa e verso. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1986.

ARNAUT, Ana Paula. Três homens e um livro: Boa Noite, Senhor Soares, de Mário Cláudio. In: Norma e transgressão 2. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2011.

BESSA‑LUÍS, Augustina. Prefácio. In: CLÁUDIO, Mário. Triunfo do Amor Português. Alfragide: Dom Quixote, 2014.

CLÁUDIO, Mário. Meu Porto. Lisboa: Dom Quixote, 2001.

CLÁUDIO, Mário. Triunfo do Amor Português. Prefácio de Agustina Bessa-Luís. 3. ed. Alfragide: Dom Quixote, 2014.

CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. Edição do Bicentenário. Prefácio, notas, estabelecimento do texto e cronologia da vida e da obra por Melânia Silva de Aguiar. Rio de Janeiro: Garnier, 1992.

MOISÉS, Massaud. O conto português. 6. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.

POE, Edgar Allan. Poemas e Ensaios. Trad. Oscar Mendes e Milton Amado. 2. ed. São. Paulo: Globo, 1987.

SARAIVA, António José; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. 17. ed. Porto: Porto Editora, 2005.

SOARES, Martinho. O essencial sobre Mário Cláudio. Lisboa: Imprensa Nacional, 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-06