Interdição e encantamento, uma lenda que perdura: "Fascinação", de Hélia Correia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a36936

Palavras-chave:

Hélia Correia, Narrativa Portuguesa Contemporânea, Intertextualidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a análise do conto “Fascinação”, de Hélia Correia, publicado em 2004. Através das relações intertextuais que estabelece com a narrativa contida no Livro de Linhagens do Conde D. Pedro e do célebre conto “A Dama Pé-de-Cabra”, de Alexandre Herculano, a autora apresenta ao leitor contemporâneo uma revisitação do mito ibérico a partir da ótica de Dona Sol, personagem apenas referenciada na ficção romântica dos oitocentos. O presente trabalho, portanto, pretende refletir sobre como o conto de Hélia Correia, situado na contemporaneidade e escrito a partir de um diálogo com textos da tradição literária, irá se estabelecer como uma narrativa que, revolucionando a linguagem, preenche silêncios e vestígios deixados pelos textos precedentes.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Soares Fonseca, UFRJ

Mestre em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Doutorando em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pela Faculdade de Letras da UFRJ.

Referências

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: ____________. Obras escolhidas I – Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BUESCU, Helena Carvalhão. Mudar de vida? Predação, incesto e domesticidade em “A Dama Pé-de-Cabra”. In: _______________________. Cristalizações: fronteiras da modernidade. Lisboa: Relógio D’Água, 2005.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CORREIA, Hélia. Fascinação. Lisboa: Relógio D’Água, 2004.

FIGUEIREDO, Monica. Ruínas, vestígios e silêncios: Lillias Fraser, de Hélia Correia. In: RIOS, Otávio (org.). O Amazonas deságua no Tejo: ensaios literários. Manaus: UEA Edições, 2009.

__________________. Impunemente sedutora, a ficção ocupa seu espaço: A casa eterna, de Hélia Correia. In: SILVEIRA, Jorge Fernandes da (org.). Escrever a casa portuguesa. Belo Horizonte: UFMG, 1999. GUERREIRO, Emanuel. Hélia Correia, a casa da palavra. Revista Colóquio/Letras, Lisboa, nº 173, p. 108-118, jan. 2010.

HERCULANO, Alexandre. A Dama Pé-de-Cabra. In: _____________. Histórias heroicas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1968.

JAMEL, Maíra Contrucci. Lillias Fraser: um percurso através da memória. Rio de Janeiro: UFRJ – Faculdade de Letras, 2010.

MATTOSO, José. Narrativas dos livros de linhagem. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1983.

______________. Portugal medieval: novas interpretações. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1984.

PEDRO, Conde Dom. Portvgaliae monvmenta historica: livro de linhagens do Conde D. Pedro. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 1980.

REIS, Carlos. A ficção portuguesa entre a Revolução e o fim do século. Revista Scripta, Belo Horizonte, v.8, nº15, p. 14-45, out. 2004.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2006.

Downloads

Publicado

2021-06-06