A dimensão cênica do teatro estático de Fernando Pessoa

Autores

  • Flávio Rodrigo Penteado

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v1n18a51007

Resumo

O artigo favorece uma abordagem ainda pouco explorada, nos estudos pessoanos, da prática dramatúrgica de Fernando Pessoa. Propõe-se, assim, a investigação dos elementos cênicos, e não apenas literários, que se inscrevem nos dramas estáticos escritos por ele. Para tanto, o texto focalizará o “drama estático em um quadro” O marinheiro, evidenciando, em um primeiro momento, não apenas a sintonia dessa peça com algumas das mais arrojadas práticas cênicas em voga nos palcos europeus desde o fim do século xix até o início do século xx, mas também salientando em que medida aquele drama, tantas vezes descrito como “pouco teatral”, se acomoda a práticas cênicas difundidas apenas a partir dos anos 1950. Em um segundo momento, o artigo discutirá brevemente uma tão recente quanto crucial opção de leitura, por Filipa de Freitas e Patricio Ferrari, de expressão presente no mais conhecido fragmento manuscrito em que o escritor português conceitua o teatro estático. Por fim, a forma como Pessoa lida em algumas de suas peças com a noção de marionete será examinada à luz de Heinrich von Kleist, Maurice Maeterlinck e Rainer Maria Rilke.

Biografia do Autor

Flávio Rodrigo Penteado

Doutor em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Sua tese de doutoramento, intitulada Pessoa dramaturgo (tradição, estatismo, deteatrização), obteve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP; processo nº 2016/19417-7). Nela, é proposta a leitura dos “dramas estáticos” pessoanos para além do Simbolismo de matriz maeterlinckiana, por meio da aproximação de tais textos daqueles de outros dramaturgos modernos, tanto portugueses quanto estrangeiros. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Pessoanos, coordenado por Caio Gagliardi (http://estudospessoanos.fflch.usp.br/).

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Publicado

2022-03-31