METAXY: Revista Brasileira de Cultura e Políticas em Direitos Humanos

METAXY é uma revista semestral do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos do NEPP-DH/UFRJ.

A Revista busca articular diferentes linhas de pesquisa que destacam as reflexões sobre os distintos atores sociais, quer como forças de criação de direitos quer como forças de produção de conhecimentos.

Tem uma perspectiva editorial que articula teoria e prática na relação com as ações e políticas de Estado no campo dos direitos humanos.

Obs.: Para acesssar o SUMÁRIO clique em cima da foto.

Notícias

 

Em prol da civilidade

 

Em prol da civilidade, dos direitos humanos e da garantia de que a humanidade possa desenvolver a cultura, a arte, a ciência e a tecnologia e, mais amplamente, da luta dos povos contra a barbárie, foi preciso garantir direitos civis, processo que culminou na Revolução Francesa, e os direitos políticos, como a garantia de livre associação (sindical, partidária e em entidades civis diversas), nos séculos XVIII e XIX, e o direito ao voto universal (século XX).

Entretanto, nenhum desses direitos humanos poderia ser factível sem os direitos sociais: as lutas pela educação, pelos direitos trabalhistas, pela cidade – moradia, transporte, energia -, pela saúde e pela reforma agrária que, fortalecidas nos séculos XIX e XX, resultaram nos conceitos de direito humano e de direitos sociais.

A existência de direitos comuns a todos os que possuem um rosto humano depende do serviço público. Somente este pode assegurar direitos comuns, direitos que possibilitam o radical reconhecimento da humanidade de todas as pessoas, a despeito de raça e etnia, gênero, religião, orientações sexuais, crenças políticas e classe social. A luta pelo que é comum, empreendida por trabalhadores, é civilizatória.

Essa é a nossa atividade. Somos servidores do público: asseguramos o direito humano fundamental ao conhecimento, em toda a sua diversidade e universalidade.

No Brasil de hoje, encontramos manifestações hostis à secularização do mundo, à laicidade da educação e ao uso crítico e autônomo da razão. As muitas medidas contra os servidores públicos – trabalhistas e previdenciárias - estão inscritas nesse contexto.

Somos herdeiros de gerações anteriores de professoras e professores, cientistas, artistas e estudantes que se empenharam para forjar essas maravilhosas instituições sociais que são as universidades públicas.

Mais do que nunca, é preciso debates, críticas, estudos sobre o que está ocorrendo no Brasil e no mundo. Saberemos refletir construindo unidade de ação em prol do público e do que é comum e não mercadoria a ser comercializada conforme a renda de cada um.
O conhecimento é um fundamento da democracia e a nossa instituição pública seguirá comprometida com esses valores e objetivos. Celebremos o dia do servidor público como uma data que comemora a luta pela liberdade, pela igualdade e pela emancipação humana!

Roberto Leher

Reitor da UFRJ

 
Publicado: 2017-10-30
 

Prorrogado prazo para submissão de artigos para a REVISTA METAXY número 2

 

CHAMADA DE ARTIGOS  até o dia 30/11/2017- REVISTA METAXY

 

Gênero, diversidade sexual e os direitos humanos: subjetividades e políticas no século XXI” é o tema do próximo número da Revista METAXY.

O presente número busca novos olhares e estudos que evidenciem o pensar sobre gênero, diversidade sexual e sua articulação política na proposição dos direitos humanos no Brasil de maneira ampliada e interdisciplinar.

O tema desta Revista parte das manifestações e conflitos, com destaque para o movimento feminista e LGBT, que vêm revelando incontornáveis reflexões sobre o sentido de lutas políticas e modos diversos de pensar o sujeito. Neste sentido, as produções acadêmicas brasileiras deram uma guinada em busca da desconstrução de verdades, possibilitando análises críticas sobre gênero, sexo, sexualidade, identidade, raça, corpo, reposicionando dimensões relacionadas à democracia e liberdade.

O número 2 sairá em dezembro de 2017, e contará com um total de doze artigos: oito artigos temáticos e quatro abertos sobre temas livres.

Os artigos deverão ser encaminhados para avaliação até o dia 30 de novembro de 2017, pelo portal https://revistas.ufrj.br/index.php/metaxy/.

Cabe ressaltar que a revista somente publica artigos de autores com titulação mínima de doutor(a), com ou sem co-autoria. Recomendamos que os autores consultem as Normas da Revista.

 
Publicado: 2017-09-11
 
Outras notícias...

v. 1, n. 1 (2017)


Capa da revista
Foto: "Caminho" de Bernardo Lima; gentilmente cedida; direitos reservados a Metaxy Revista Brasileira de Cultura e Políticas em Direitos Humanos.