Relações Civis-militares no Brasil: A opinião dos especialistas civis

Autores

  • Celso Castro

Palavras-chave:

Relações civis-militares, Exército brasileiro

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa que teve como objetivo avaliar o estado presente das relações civis-militares, na opinião de especialistas civis que estudam a instituição militar, o Exército Brasileiro em particular.
O universo do qual foi retirada a amostra incluiu 46 pesquisadores e professores civis, todos com título de doutor. Com isso, buscou-se registrar a opinião dos especialistas mais experientes, tanto em relação à atividade de pesquisa, quanto na formação de jovens pesquisadores.
O questionário foi enviado por correio eletrônico para os especialistas, e 39 deles (ou 85% do total) responderam, garantindo, assim, representação amostral. Essa etapa foi realizada entre 9 de fevereiro e 5 de março de 2007.
As seções nas quais o texto está dividido reproduzem as divisões do questionário. As respostas foram quantificadas numa escala de 0 a 100, para facilitar sua compreensão. O desvio-padrão das respostas foi baixo. Pediu-se aos entrevistados que avaliassem, salvo aviso em contrário, as relações com o Exército.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Edição

Seção

Artigos