O Exército e o desenvolvimento industrial no Estado Novo: a formação do Círculo de Técnicos Militares

Autores

  • Alexandre Avelar de Sá

Palavras-chave:

Edmundo de Macedo Soares, Círculo de Técnicos Militares, Modernização industrial

Resumo

Este trabalho aborda a constituição de um projeto de modernização desenvolvimentista no interior do Exército durante o Estado Novo (1937-1945). O núcleo central deste projeto residia na idéia de que as Forças Armadas deveriam se tornar prioritariamente uma instituição a serviço do desenvolvimento industrial, subordinando a este objetivo os ditames da defesa nacional. Os militares que defendiam esta posição se agruparam numa organização denominada Círculo de Técnicos Militares, que se tornou o locus principal de divulgação de suas idéias.

Referências

ALVES, Cláudia Maria Costa. Cultura e política no século XIX: o Exército como campo de constituição de sujeitos políticos no Império. Bragança Paulista (SP): EDUSF, 2002.

AVELAR, Alexandre de Sá. A modernização brasileira no pensamento do general Edmundo de Macedo Soares (1937-1987). Tese de Doutorado. Niterói: UFF/PPGH, 2006.

BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981. HILTON, Stanley. O Brasil e a crise internacional: 1930-1945. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

LAMOUNIER, Bolívar. A formação de um pensamento político autoritário na Primeira República: uma interpretação. In: FAUSTO, Bóris (org.). História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III. Volume II. São Paulo, Bertrand Brasil, 1997.

MENDONÇA, Sônia Regina de. O ruralismo brasileiro. São Paulo: HUCITEC, 1997.

PINTO, Sérgio Murilo. Exército e política: um século de pensamento ação. Tese de Doutorado. Niterói: UFF/PPGH, 2005.

QUAGLINO, Maria Ana. O Exército e seus técnicos: o projeto do Círculo de Técnicos Militares (1937–1956). Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: PPGHIS/ UFRJ, 1992.

TRONCA, Ítalo. O exército e a industrialização: entre as armas e Volta Redonda. In: FAUSTO, Bóris (org.) História Geral da Civilização Brasileira. t.3, v.3. São Paulo: DIFEL, 1986.

WIRTH, John. A política de desenvolvimento na era de Vargas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Edição

Seção

Artigos