Cenografias e cinegrafias do olhar e da memória

Autores

  • Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Fundão. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2018.v10n18a14920

Palavras-chave:

João Paulo Borges Coelho, Licínio Azevedo, campos de reeducação, teatro do absurdo, Moçambique.

Resumo

É nossa intenção, com base em Campo de trânsito, do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho, e em Virgem Margarida, de Licínio Azevedo, cineasta brasileiro radicado há anos em Moçambique, discutir de que forma os referidos romance e filme representam a ação opressora dos campos de reeducação em Moçambique e não só. O estado de exceção e a teatralidade do absurdo.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Fundão. Brasil

Possui graduação em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970); mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) ; doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992); pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense e em Moçambique, na Universidade A Politécnica de Moçambique (2009-2010). É pesquisador PQ - nível 1 C - consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da CAPES, da FAPERJ. É Professor Titular de Literauras Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2015. Está lotada no Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ, no Setor de Literaturas Africanas.

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Publicado

2018-06-30