ÓXIDO NITROSO (N2O) EM AMBIENTES AQUÁTICOS CONTINENTAIS: PRODUÇÃO, FATORES REGULADORES E FLUXOS DE DIFERENTES AMBIENTES

Authors

  • Viviane Figueiredo Souza Universidade Feredal do Rio de Janeiro
  • Alex Enrich Prast Universidade Federal do Rio de Janeiro

Keywords:

óxido nitroso, nitrificação, desnitrificação, fatores reguladores, sistemas aquáticos continentais

Abstract

O óxido nitroso (N2O) é um dos três principais gases causadores do efeito estufa, além de já ser apontado como o principal gás destruidor da camada de ozônio neste século. Este gás é produzido naturalmente através dos processos de nitrificação e desnitrificação em ambientes aquáticos e terrestres. Taxas de emissões de N2O têm sido amplamente estudadas em ecossistemas terrestres, porém comparativamente, estas tem sido negligenciadas em ecossistemas aquáticos continentais, apesar do recente reconhecimento da importância destes ambientes nos ciclos globais de carbono e nitrogênio. O objetivo deste trabalho foi apresentar os principais fatores reguladores sobre a produção de N2O através dos processos de nitrificação e desnitrificação em lagos, reservatórios, rios, mangues e estuários. As taxas de emissão N2O destes ambientes apresentam grande diferença entre si, variando em até quatro ordens de magnitude. Os maiores valores de fluxo de N2O foram observados em estuários, manguezais e rios. Lagos e reservatórios são ambientes mais estáveis do que manguezais, estuários e rios e esta característica faz com que a variabilidade de fatores como pH e concentrações de nutrientes seja menor, favorecendo uma maior estabilidade de processos e consequentemente uma menor produção e emissão de N2O. 

Author Biographies

Viviane Figueiredo Souza, Universidade Feredal do Rio de Janeiro

Formação em Ciências Biológicas, com bacharel em Ecologia pela UFRJ. Mestre em Ecologia pelo programa de Pós-graduação em Ecologia/UFRJ.Trabalha no laboratório de Biogeoquímica, com ciclos biogeoquímicos em solos. 

Alex Enrich Prast, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Doutor de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia/UFRJ. Professor responsável pelo Laboratório de Biogeoquímica/UFRJ.

Published

2017-02-21