O novo capitalismo dos gerentes de dinheiro e a crise financeira global

Autores

  • L. Randaw Wray Universidade do Missouri

Palavras-chave:

Hyman Minsky, capitalismo dos gerentes de dinheiro, crise financeira, hipótese da instabilidade fi nanceira, securities, recebíveis securitizados, mercados futuros de commodities, money manager capitalism, financial crisis, financial instability hypothe

Resumo

Este artigo aplica a abordagem de Hyman Minsky para fornecer uma análise das causas da crise financeira mundial. Em vez de encontrar as origens da crise nos acontecimentos mais recentes, o presente trabalho associa a crise a uma transformação de mais longo prazo ocorrida na economia global que a partir da estrutura financeira robusta que existia na década de 1950, acabou por se transformar na frágil estrutura percebida no início da crise atual. Como disse Minsky, “a estabilidade é desestabilizadora”: a relativa estabilidade da economia no início do período pós-guerra foi o que fomentou esta transformação da economia. Hoje, a crise está enraizada no que ele chamou de “capitalismo dos gerentes de dinheiro”, a atual fase do capitalismo dominada por fundos altamente alavancados buscando o máximo retorno possível em um ambiente que sistematicamente subestima os riscos. Com pouca regulação ou supervisão das instituições financeiras, estes gerentes de dinheiro conceberam instrumentos financeiros cada vez mais esotéricos que rapidamente se espalharam por todo o mundo. Aqueles que participam deste jogo financeiro são bem recompensados com altos retornos, pois os financiamentos altamente alavancados pressionam os preços dos ativos subjacentes. Uma vez que cada colapso fi nanceiro subseqüente elimina apenas uma fração deste “dinheiro gerenciado”, um novo boom inevitavelmente surge. Talvez, a crise fi nanceira atual revelar-se-á como o momento fi nal desta fase do capitalismo — a fase dos gerentes de dinheiro. Evidentemente, ainda é cedo para especular sobre que forma o capitalismo tomará. Neste trabalho, irei apenas esboçar brevemente algumas das implicações teóricas que orientam a elaboração de políticas econômicas.

Biografia do Autor

L. Randaw Wray, Universidade do Missouri

Professor de Economia e Diretor de Pesquisa do Centro pelo Pleno Emprego e Estabilidade de Preços na Universidade do Missouri — Kansas City e Pesquisador Sênior no Instituto Levy de Economia no Bard College, Nova Iorque, Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2009-07-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios