In Trump we trust? A relevância do debate historiográfico pós-revisionista para a compreensão das transformações na política externa dos Estados Unidos

Autores

  • Flavio Alves Combat Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Pós-revisionismo, Guerra Fria, Império a convite, OTAN, Donald Trump

Resumo

A vitória de Donald Trump na eleição presidencial norte-americana de 2016 foi acompanhada pelo discurso de que os EUA poderão reduzir os seus gastos com a defesa do sistema internacional. Paralelamente, Trump também sinalizou uma possível transformação das relações entre os Estados Unidos e a Rússia. Essas indicações de potenciais mudanças na política externa dos EUA são notavelmente interessantes à luz do debate historiográfico sobre a Guerra Fria porque sinalizam uma possível transformação das relações entre Washington e Moscou, e ressuscitam a tese historiográfica pós-revisionista de um “império a convite”. O objetivo do artigo é resgatar o debate historiográfico pós-revisionista sobre a Guerra Fria, sobretudo a tese do “império a convite”, traçando comparações com possíveis diretrizes de política externa do governo de Donald Trump. O artigo também propõe uma interpretação sobre a natureza da liderança norte-americana após a Guerra Fria, centrando a análise no papel desempenhado pela OTAN na defesa dos interesses dos Estados Unidos. Questiona-se a adequação da OTAN face aos novos desafios internacionais, apontando possíveis cenários para a Organização diante das potenciais transformações na política externa dos Estados Unidos.

Biografia do Autor

Flavio Alves Combat, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto no curso de graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (DGEI/UFRJ)

Downloads

Publicado

2017-12-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios