Brexit, União Européia e a Securitização da Imigração: o papel do Think Tank britânico “Civitas” na construção discursiva do discurso anti-imigração e na campanha “Vote Leave”

Autores

  • Boris Perius Zabolotsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natali Laise Zamboni Hoff Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Brexit, União Europeia, Imigração, Securitização, Think Tanks

Resumo

Este trabalho trata do movimento de securitização da imigração enquanto processo de legitimação da saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Propõe-se, por meio da abordagem multissetorial de segurança da Escola de Copenhague de Buzan (1983), analisar a relação existente entre o processo de securitização da imigração no continente europeu, face à construção da argumentação discursiva e ideacional da Think Tank (TT) britânica “Civitas”. A indagação central da pesquisa visa responder se há uma ligação entre a “Civitas” e os entes favoráveis à saída do Reino Unido da UE. A hipótese preliminar desse estudo considera que a imigração foi tratada como uma questão de segurança societal e econômica por essa TT, no intuito de moldar o debate público, que por sua vez, levou ao Brexit.

Biografia do Autor

Boris Perius Zabolotsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Capes.

Natali Laise Zamboni Hoff, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPG-CP) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É integrante do Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) da Unila e do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI) da UFPR.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Artigos e Ensaios