Políticas Editoriais

Foco e Escopo

MISSÃO. A Revista PGPU é uma plataforma de acesso livre e irrestrito voltada para a divulgação de análises, reflexões e resultados de trabalhos de gestores, pesquisadores, docentes, discentes, técnicos administrativos em educação (ativos e aposentados) e trabalhadores terceirizados das instituições públicas de ensino superior de todo o país, tendo como temática a área de Gestão Pública Universitária, em seus mais variados enfoques. Prioriza a publicação de trabalhos que contenham técnicos entre seus autores.

FOCO. Visa a compartilhar inovações, soluções e saberes sobre Gestão Pública Universitária; estimular e desenvolver o intercâmbio de ideias entre seu público-alvo e a sociedade em geral; e contribuir para a produção, socialização do conhecimento e debate nacional sobre a temática.

ESCOPO. Publica em seis seções: Editorial, Artigo Científico, Relato de Experiência, Entrevista, Vivências em Gestão e Resenha. A critério do Conselho Editorial, a Revista PGPU poderá realizar ainda chamadas para submissão de trabalhos sobre uma temática específica, a serem publicados na forma de Dossiês.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo Científico

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Vivências em Gestão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Revista PGPU são inicialmente encaminhados à revisão de admissão (desk review) para análise prévia pelo Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial, à missão e aos objetivos do periódico e o atendimento às condições para a submissão de trabalho.

Em caso de aprovação pelo desk review, as submissões às seções Artigo Científico Relato de Experiência são encaminhadas para o processo de avaliação cega pelos pares realizada por dois pareceristas, membros da Comissão Científica da Revista (double blind peer review).

Havendo controvérsia entre as avaliações do double blind peer review, o Editor competente envia o trabalho para um terceiro parecerista.

Em casos específicos, devido à complexidade do tema, o Conselho Editorial poderá convidar pareceristas ad hoc para o processo de avaliação cega pelos pares.

As submissões às seções EntrevistaVivências em Gestão e Resenha são publicadas a critério do Conselho Editorial após avaliação que inclui a qualidade do texto e a contribuição para o avanço da área temática.

 

 

Periodicidade

A Revista Práticas em Gestão Pública Universitária é um periódico semestral, tendo maio e novembro como meses de referência para publicação.

 

Política de Acesso Livre

Seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, a Revista PGPU oferece a submissão, a publicação e o acesso livre e imediato a seu conteúdo sem qualquer cobrança de taxas. 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...