MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA UFPA: ANÁLISE DOS TRÊS CICLOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL REALIZADOS

Autores

Palavras-chave:

Mapeamento de Competências, Aprendizagem Organizacional, Gestão de Pessoas

Resumo

Aos servidores e funcionários de todas as esferas da administração pública só é permitido fazer o constante na lei, logo, correspondem a esse mesmo princípio todas as atividades dos órgãos públicos federais assim como também, toda a forma de desenvolvimento do seu quadro de pessoal. Na área de gestão de pessoas, o Decreto nº 5.707/2006 há 11(onze) anos, dá o embasamento a metodologia de mapeamento de competências, implantado em 2011 em uma Universidade pública que o transformou em ciclos para compreender sua dinâmica e teve como resultado um processo de aprendizagem organizacional em constante evolução, preconizado em 1994 por Peter Senge, de organizações que aprendem.

Biografia do Autor

Rosana Augusto Chagas, Universidade Federal do Pará

Possui graduação de bacharel em Administração (1992) , Especialização em Implantação de Sistemas de Informações Gerênciais - SIG (2001), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável, linha de pesquisa gestão publica (2013), pela Universidade Federal do Pará-UFPA. É doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Ferando Pessoa - PT. Pertence a carreira técnico administrativo em educação da UFPA, cargo Administrador. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Gestão por Competências e Trilhas de Aprendizagem.

LARISSA MELO MATOS, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2008) e graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação profissional, políticas públicas educacionais, gestão pública, gestão de pessoas, educação a distância,currículo, lingua portuguesa, educação e tecnologia, educação rural, sbpc e filosofia da educação.

Referências

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Publicado

2019-02-04

Edição

Seção

Relato de Experiência