REDES DE COOPERAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À LUZ DA ESTRUTURA MULTICAMPI DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Rede de Cooperação, Estrutura Multicampi, Planejamento Estratégico.

Resumo

Objetivou-se identificar o conceito de redes de cooperação para classificar a estrutura multicampi do Instituto Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica do Paraná – IFPR, e inferir quais aspectos do planejamento estratégico são abordados, identificando os predominantes nas unidades da rede. Metodologicamente utilizou-se, além da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, com observação participante e pesquisa de campo, em abordagem quanti-qualitativa por meio de um estudo de caso único. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário encaminhado aos gestores de cada um dos diferentes campi. Os resultados possibilitaram classificar o IFPR como rede do tipo formal e vertical devido a sua tipologia, em rede horizontal quanto à relação de cooperação entre as unidades e em rede híbrida com poder simétrico e assimétrico, evoluindo para uma rede simétrica de poder. Inferiu-se que a maioria dos campi realizam e controlam o planejamento estratégico anualmente, que não há prevalência quanto a periodicidade de revisão; que há um entendimento que a qualidade é predominante como diferencial competitivo e que a oportunidade traz vantagens de qualidade e visa a um setor educacional orientado ao crescimento. Conclui-se, ainda, existirem benefícios ao se trabalhar em rede, porém se não for bem administrada, desafios serão maiores que as vantagens.

Biografia do Autor

Karina Andressa Ferrari de Oliveira, Universidad de la Empresa

Mestre em Dirección y Administración de Empresas (2018) pela Universidad de la Empresa (UDE), Especialista em Gestão Estratégica e Controladoria (2003) pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Administradora de Empresas (2002) pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, Especializanda em Gestão Pública (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e atualmente servidora pública ocupando a Direção de Licitações e Contratos  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tencologia do Paraná (IFPR).

Edelvino Razzolini Filho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado na Universidade Federal do Paraná e Pesquisador no Departamento de Ciência e Gestão da Informação - DECIGI, membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Gestão da Informação, e professor do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação - PPGGI-UFPR, professor do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico - PPGDE-UFPR. Professor convidado na Universidad de La Empresa - UDE, de Montevidéu - Uruguay, no Programa de Pós-graduação em Administração. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. 

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Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Artigo