Educação além das salas de aula, a Pedagogia Hospitalar – O caso Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG/UFRJ.

Autores

Palavras-chave:

Educação, Classe hospitalar, IPPMG/UFRJ.

Resumo

O objetivo do presente estudo é demonstrar a importância da Pedagogia Hospitalar para a criança enferma e com internação prolongada – o caso IPPMG/UFRJ, para isso, foi realizado um Estudo bibliográfico, e análise de documentos. O Estudo adquire extrema relevância quando se propõe a disseminar o Tema Educação Hospitalar, uma vez que muitos o desconhecem, inclusive sua previsão legal nas diretrizes educacionais. O estudo apresentou o caso IPPMG/UFRJ cuja Classe Hospitalar se insere no Programa Humanização, e concluiu que de acordo com relato do coordenador do Projeto, existe a percepção de que os eventos promovidos nas classes hospitalares, auxiliam em muito o tratamento das crianças, pois reflete positivamente no emocional das mesmas, impactando no resultado do tratamento.

Biografia do Autor

SELENE SOUSA VAZ, "Universidad Autónoma de Asunción"

Secretária Executiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1987, lotada na Divisão de Recursos Humanos/Setor de Sindicância do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF.

Referências

BEHRENS, M.A. Caminhos da escolarização hospitalar para uma visão de complexidade. In Matos, E.L.M. Escolarização Hospitalar Educação e saúde de mãos dadas para humanizar.2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2010

BRASIL, Ministério da Educação (2015). Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. / Secretaria de Educação Especial. – Brasília:MEC; SEESP.

_______. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Conselho Nacional de Educação (CNE). Brasília, 2001

_______. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC; SEESP, 2002.

CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar-4 ed. – São Paulo: Aquariana, 2007.

GRIZENTE, I.N.P. Os profissionais da Educação que atuam em unidades hospitalares – o pedagogo hospitalar. Monografia Especialização em Psicopedagogia - UCAM – Projeto a vez do Mestre. 2003

OLIVEIRA, V.B. O lúdico na realidade hospitalar. In Viegas, D. brinquedoteca hospitalar: isto é humanização. Ed. Wak, 2. Ed. 2008

OLIVEIRA, T.C. Um breve histórico sobre as classes hospitalares no brasil e no mundo – XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.

Downloads

Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Artigo