O CONTROLE APLICADO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA ADMINISTRATIVA

Autores

Palavras-chave:

Controle, Administração Pública, Eficiência, Eficácia.

Resumo

O controle sobre a Administração Pública tem como principal atribuição garantir que os recursos sejam aplicados nas áreas previamente estabelecidas, em obediência aos preceitos legais que regem a atuação dos gestores e demais agentes públicos. Neste artigo aborda-se o contexto histórico em que surgiram os primeiros sinais do controle exercido sobre as contas públicas no Brasil, apresentando a linha do tempo da criação do Tribunal de Contas da União, órgão de controle externo do Governo Federal, evidenciando as principais mudanças institucionais ocorridas no decorrer da sua evolução e referendadas pelos dispositivos constitucionais vigentes em cada período histórico, demonstrando a importância do controle para a eficiência e eficácia administrativa. Os órgãos de controle prestam relevante contribuição para o aperfeiçoamento da gestão pública, tendo a missão de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, na medida em que almejam garantir o fiel cumprimento das normas que norteiam a atuação dos gestores.

Biografia do Autor

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

É Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012).  Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Coordenadora de Tutoria do curso de Pedagogia da Unidade de Ensino a Distância (UEaD) da UFPB. É filiada à Entidade Nacional de Pesquisa - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis e Pedagogia (BASIS/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal).  Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasília/DF. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Trabalha ainda, com a temática educação a distância com foco na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de política pública de formação e capacitação docente e/ou discente. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior, planejamento educacional e EaD.

Cláudia Suely Ferreira Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - MPPGAV/CE/UFPB, na linha de pesquisa Avaliação e Financiamento da Educação Superior (UFPB 2018-2019). Possui Bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2017) e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Especialização em Contabilidade e Auditoria Pública (UFPB-2003) . Atualmente é Auditora Interna da Universidade Federal da Paraíba. Participa do grupo de pesquisa em Avaliação da Educação Superior - GAES/CNPq.

Damião de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Historia pela UFPB. Mestre em Economia pela UFPB e Doutor em História Econômica pela USP. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Atua na área de História e Educação, História Contemporânea e Ensino de História. Diretor da ANPUH estadual. Avaliador Institucional do INEP. Líder do Grupo de Pesquisa: A Condição Discente. Coordenador do Projeto PROLICEN. Coordenador do Subprojeto de História no Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA/UFPB. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de História e Membro do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior.

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2021-06-17

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Artigo