FOMENTO DE ATIVIDADES CULTURAIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Eduardo Silva Escrivano UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Wesley Ricardo Souza Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL https://orcid.org/0000-0002-1764-4924
  • Adriano Alves Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Jorge Henrique Caldeira Oliveira UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Palavras-chave:

CULTURA, GESTÃO CULTURAL, UNIVERSIDADES, FOMENTO,

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o fomento de atividades culturais em uma universidade pública, mais especificamente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para isso, buscou-se compreender a utilização de editais como instrumento na implementação da política de difusão da cultura com a escolha de projetos a serem financiados por subsídios públicos no âmbito universitário, bem como sua utilização como instrumento de gestão dos projetos culturais selecionados. Para demonstrar os benefícios e limitações do edital na ampliação do fomento à cultura, a pesquisa realizada consistiu em um estudo de caso baseado em documentos e entrevistas com técnicos e professores da universidade responsáveis pela condução dos projetos culturais, para comprovar se realmente os editais são uma ferramenta eficiente para a distribuição de recursos e para fomento de projetos culturais na UFMS. A conclusão é no sentido de que diante do atual cenário, uma vez que o uso de editais destinados ao fomento à cultura na UFMS ainda seja prática recente e diante das dificuldades apontadas, o instrumento importante, mas sua aplicação na UFMS ainda exige aprimoramento para o seu uso como instrumento de seleção de projetos culturais.

Biografia do Autor

Eduardo Silva Escrivano, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Técnico em Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Especialista em Comunicação, Política e Marketing.

Wesley Ricardo Souza Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2014) e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2020). Atualmente é professor adjunto e coordenador do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Paranaíba. Coordena o grupo de pesquisa GEPAS (UFMS) e participar do Grupo de Pesquisa CEUSP (USP). Pesquisa temas relacionados à gestão de recursos humanos, economia circular, gestão ambiental e green human resource management. 

Adriano Alves Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Doutorado em Ciências no Programa pela Faculdade de Economia, Ciências Contábeis e Administração - FEA-USP-R - Mestrado e Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Toledo - UniToledo e em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Claretiano.

Jorge Henrique Caldeira Oliveira, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Professor Livre Docente do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) - Mestre em Economia pela UNESP -  Doutor em História (História Econômica) UNESP

Referências

ALMEIDA, A. A. M. de; SANO, H. Função compras no setor público: desafios para o alcance da celeridade dos pregões eletrônicos. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 1, p. 89-106, 2018.

BARBALHO, A. Textos nômades: política, cultura e mídia. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2008.

BOTELHO, I. A política cultural e o plano das ideias. In: BARBALHO, Alexandre; RUBIM, Albino (Org.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.

______. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo Perspec, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 73-83, Apr. 2001 .

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

CANELAS RUBIM, A. A. Políticas culturais e novos desafios. Matrizes, v. 2, n. 2, 2009.

CALABRE, L. Políticas culturais: diálogo indispensável. Edições Casa de Rui Barbosa, 2005.

__________. Desafio à construção de políticas culturais: balanço da gestão Gilberto Gil. Proa. Campinas, vol 1, n. 1, 2009.

CALAME, C. Interpretación y traducción de las culturas: Las categorías del pensamiento y discurso antropológicos. Synthesis (La Plata), La Plata, v. 20, p. 95-127, dic. 2013 .

COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário, São Paulo, Fapesp, 1997.

CUNHA, M. H. Gestão cultural: profissão em formação. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2007.

CUNHA FILHO, F. H. Direitos culturais como direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro. Brasília: Brasília Jurídica, 2000.

FREITAS, L O. Políticas públicas, descentralização e participação popular. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 113-122, jun. 2015.

HANNERZ, U. Cultural complexity: Studies in the social organization of meaning. Columbia University Press, 1992.

KEESING, R. M. Theories of culture. Annual Review of Anthropology, v. 3, n. 1, p. 73-97, 1974.

KERZNER, H. Gestão de Projetos - As Melhores Práticas. 2. ed. São Paulo: Editora Bookman, 2005.

KROEBER, A. L.; KLUCKHOHN, C. Culture: A critical review of concepts and definitions. Papers. Peabody Museum of Archaeology & Ethnology, Harvard University, 1952.

PMI. A guide to the project management body of knowledge (PMBOK Guide), Project Management Institute, 4th ed., Newton Square, PA, 2008.

RUBIM, A. A. C. Políticas culturais entre o possível e o impossível. Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, p. 139-157, 2007.

SANTIAGO, S. A gestão cultural como instrumento de desenvolvimento em Guaramiranga, Ceará. V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 27 a 29 de maio de 2009.

SAHLINS, M. O" pessimismo sentimental" e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um" objeto" em via de extinção (parte II). Mana, v. 3, n. 2, p. 103-150, 1997.

SOUZA, P. B.; CARNEIRO, J.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Estudo sobre as Dimensões Conceituais da Gestão de Portfólio de Projetos. Brazilian Business Review, p. 125, 2015.

VANNUCCHI, A. Cultura Brasileira: o que é, como se faz.4 Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006

Downloads

Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Artigo