A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL A NÍVEL MICRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS AGENTES DO CONTEXTO DA PRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Implementação de Políticas Públicas, Educação Superior, Documentos Normativos, Assistência Estudantil, Agentes Implementadores

Resumo

Este trabalho destina-se a pesquisadores do campo da implementação de políticas realizada na área de gestão pública universitária. Tendo como referência as pesquisas de Ball e Bowe (1992); Ball et al. (2016) e Lipsky (2019), pretende-se compreender o processo de tradução da política escrita para o contexto da prática a partir dos profissionais que atuam cotidianamente em nível local com o público alvo da política. Partindo da concepção que a implementação é um processo político, onde atuam diferentes agendas, interesses e pensamentos, e como as políticas normalmente não dizem o que fazer, analisaremos a implementação de um programa de assistência estudantil na Universidade Federal do Rio de Janeiro, buscando desvendar as dinâmicas que ali são construídas. O estudo utilizou as técnicas de entrevistas, observação de campo e questionário de percepção com os profissionais e alunos participantes. Os resultados indicam diversidades na concepção da política de assistência estudantil; ausência de instrumentos normativos que orientem o direcionamento da política; uma demanda reprimida por políticas de esporte, cultura e lazer; satisfação e percepção positiva dos beneficiários da política; bem como a necessidade de estudos quantitativos para identificar uma possível associação entre a política implementada e seus resultados na trajetória acadêmica.

Biografia do Autor

Bruno Mattos da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Técnico Desportivo, lotado na Divisão de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-reitoria de Políticas Estudantis/UFRJ

Leandro da Silva Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Divisão de Esporte, Cultura e Lazer / Pró-reitoria de Políticas Estudantis/UFRJ

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Publicado

2020-06-26

Edição

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Artigo