Experiências da Universidade Federal de Itajubá nos projetos “Vitória Consciente” e “Itajubá de olho no óleo” e suas contribuições para o desenvolvimento local sustentável

Autores

  • Simone Alves Alexandrino Universidade Federal de Itajubá
  • Márcia da Conceição Pereira Alves Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA)
  • Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Recursos Naturais (IRN).

Palavras-chave:

Participação. Universidade. Políticas Públicas. Resíduos Sólidos Urbanos. Desenvolvimento Local Sustentável.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi conhecer como são as experiências da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos projetos “Vitória Consciente” e “Itajubá de olho no óleo” e suas contribuições para o desenvolvimento local sustentável. A hipótese preliminar é que a UNIFEI realiza esses projetos apenas de maneira instrumental atendendo às exigências de editais de pesquisa de cunho tecnológico e convênios públicos para a prestação de serviços técnicos especializados, sem, contudo, se relacionar afetivamente com a sociedade civil para juntos empreenderem ações relacionadas com as problemáticas locais que envolvem os resíduos sólidos urbanos (RSU). A pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo descritiva e os procedimentos de coleta de dados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e diário de campo. Para a análise e discussão das contribuições que as experiências trouxeram para o processo de desenvolvimento local sustentável foi utilizada a técnica da matriz de impacto das ações, proposta por Buarque (2008). A relevância desta pesquisa reside na necessidade de reflexão sobre papel da universidade na sociedade, não só como instituição formadora de profissionais capazes de promover a cidadania, mas também como ator coadjuvante do processo de desenvolvimento local sustentável por oferecer condições favoráveis para a realização de intervenções sociais e práticas educativas em RSU que impactam na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente da região em que está inserida.

Referências

AGUIAR, Roberto Armando Ramos de. Direito do meio ambiente e participação popular. 3. Ed. Brasília: Edições IBAMA, 2002.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2 ago. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: set. 2014.

BUARQUE, Sérgio C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. 4 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

ITAJUBÁ (MG). História, localização e infraestrutura. Disponível em: <http://www.itajuba.mg.gov.br/secut/cidade.php>. Acesso em: mar. 2016.

ITAJUBÁ (MG). Feira Agroecológica e Cultural de Itajubá abre espaço para apresentações musicais. Disponível em: <http://www.itajuba.mg.gov.br/noticias.php?id=10239>. Acesso em: mar. 2016.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/instrumentos-da-politica-de-residuos/planos-municipais-de-gest%C3%A3o-integrada-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos>. Acesso em: mar. 2016.

MOURA, Caroline. Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí para Aterro Sanitário (CIMASAS). Itajubá: 2014. Disponível em: <http://abes-dn.org.br/eventos/seminario_residuos_solidos/Paineis_SNRS/Painel7/72.pdf>. Acesso em: mai. 2015.

PINHEIRO. Mário Vítor. Avaliação técnica e histórica das enchentes em Itajubá/MG. 2005. 104f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Itajubá. Itajubá, 2005. Disponível em: <http://www.professoralexandre.unifei.edu.br/Mestrado/Mario.pdf>. Acesso em: abr. 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Regimento Geral aprovado na 1ª Reunião Extraordinária da Congregação, de 09 de fevereiro de 2004. Disponível em: <http://www.unifei.edu.br/files/REGIMENTO%20GERAL.pdf>. Acesso em: mai. 2015.

______. Estatuto da UNIFEI. Aprovado pelo Ministério da Educação - Portaria No 1.084, de 23 de dezembro de 2015, publicado no Diário Oficial da União de 24 de dezembro de 2015. Disponível em: . Acesso em: mar. 2016.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Relato de Experiência