PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO ACERVO CIENTÍFICO DO CENTRO DE MEMÓRIA DO GONDWANA: OS PRODUTOS DO PROJETO IGCP-628 ‒ REVISÃO DO MAPA GEOLÓGICO DO GONDWANA

Autores

  • Jéssica Tarine Moitinho de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renata da Silva Schmitt Centro de Memória do Gondwana. Departamento de Geologia -- Laboratório do Gondwana

Palavras-chave:

Gondwana, Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia, Preservação.

Resumo

O presente artigo descreve o processo de construção do Centro de Memória do Gondwana (CMG), iniciado em 2015, que busca a preservação da memória do Projeto IGCP-628 ‒ Revisão do Mapa Geológico do Gondwana, fruto da parceria realizada no final de 2010 entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras, aprovado pela UNESCO em 2013, através do Programa Internacional de Geociências (IGCP-628). Para tanto, são apresentados, primeiramente, a história do projeto; em seguida, as atividades realizadas no Laboratório de Geoprocessamento da UFRJ; e, por fim, o CMG, ressaltando sua missão, visão e valores; a composição do acervo e suas peculiaridades; e o impacto social do projeto e das atividades nele realizadas. Ainda na última seção são detalhados os projetos em desenvolvimento no CMG, destacando as atividades de acondicionamento, catalogação e divulgação do acervo, bem como a proposta de formação e desenvolvimento de coleções, o Projeto de Exposição no Museu da Geodiversidade e o Projeto Memória Oral. Entendendo que a disseminação do conhecimento é a principal ferramenta de conscientização da sociedade quanto ao seu patrimônio, tal como buscou-se, com essa semente de projeto museológico, a valorização e distribuição do pensamento científico e do conhecimento em torno das questões da formação da terra, através do estudo do Gondwana, este artigo pretende contribuir para o conhecimento dessa importante proposta junto ao público geral.

Biografia do Autor

Jéssica Tarine Moitinho de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É Museóloga lotada no Centro de Memória do Gondwana -- laboratório do Gondwana -- do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Mestre em Preservação de Acervos Científico (MAST) e graduada em Museologia (UNIRIO). Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Conservação e Restauro, tendo feito parcialmente a graduação de Conservação e Restauro de Bens Culturais Imóveis (UFRJ). Pesquisou em âmbito de mestrado a aplicação de procedimentos analíticos aplicados a patrimônios científicos metálicos. Atua principalmente nos seguintes temas: preservação de acervos, gestão museológica, montagem e manutenção de exposição, conservação e restauro. Atualmente trabalha como museóloga, em um acervo geológico, para o Projeto Gondwana (UFRJ-PETROBRAS). 

Renata da Silva Schmitt, Centro de Memória do Gondwana. Departamento de Geologia -- Laboratório do Gondwana

É Professora do Departamento de Geologia do IGEO CCMN da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), com período de doutorado-sanduíche na University of Kansas (EUA)(1998-1999). Atualmente é professora adjunta de geologia estrutural e geotectônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou dois pós-doutorados: no Max Planck Institut fur Chemie (2004 -- Alemanha) e na Australian National University (2013 -- Austrália). Sua principal linha de pesquisa é a evolução tectônica dos orógenos neoproterozóicos-eo-Paleozóicos, com atuação nas subáreas de geotectônica, geocronologia e geologia estrutural, e foco na correlação entre as faixas móveis do lado sul-americano e africano (No sul e sudeste do Brasil, Uruguai e Argentina, Namibia, Angola e Africa do Sul). Coordena o projeto "Tectonic Evolution of Gondwana -- the Geological Map" IGCP-628 (UNESCO)(2013-2017), convênio de cooperação com o Cenpes (PETROBRAS) desde 2010 como "Revisão do mapa geológico do Gondwana". É membro do corpo editorial dos periódicos Geology e Journal of Metamorphic Geology. Participa como revisor de pelo menos dez periódicos internacionais.

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996.

CAWOOD, P. A.; BUCHAN, C. Linking accretionary orogenesis with supercontinent assembly. Earth-Science Reviews, v. 3-4, n. 0, p. 217-256, 2007.

COLLINS, A. S. Madagascar and the Amalgamation of Central Gondwana. Gondwana Research, GR Focus, v. 3-16, n. 9, 2006.

DE WIT, M. J.; JEFFERY, M.; BERGH, H.; NICOLAYSEN, L. Geological map of sectorns of Gondwana reconstructed to their disposition ~150 Ma, scale 1:10.000.000. American Association Petroleum Geologists, Tulsa, Oklahoma, USA, 1988.

DU TOIT, A.L. Our wandering continents. Edinburg: Oliver and Boyd, 1937.

ESTATUTOS DO ICOM. Adaptados pela 16ª Assembléia Geral do ICOM (Haia, 1989) e modificados pela 18ª Assembléia geral do ICOM. Noruega, 1995.

GRANATO, M.; SANTOS, F. P. Os museus e a salvaguarda do patrimônio cultural de ciência e tecnologia no Brasil. In: GRANATO, M. (Org.). Museologia e Patrimônio. v. 01. Rio de Janeiro: MAST, 2015. p. 78-119.

LOURENÇO, M. Museus de Ciência e Técnica: que objetos?. Dissertação de Mestrado em Museologia e Patrimônio. Departamento de Antropologia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2000.

MEDLICOTT, H. B.; BLANDFORD, W. T. A manual of the geology of India. Calcutta, India: Geol. Survey, 1879.

MEERT, J. G. A synopsis of events related to the assembly of eastern Gondwana, Tectonophysics, v. 362, p. 1-40, 2003.

REEVES, C. V.; DE WIT, M. J. Making ends meet in Gondwana: retracing the transforms of the Indian Ocean and reconnecting continental shear zones, Terra Nova, v. 12, n. 6, p. 272-282, 2000.

SCHMITT, R. S.; ALVES, E.; STANTON, N.; FRAGOSO, R. The new Gondwana Geological Map -- first draft. Abstracts Gondwana, Madrid, Espanha, v. 15, p. 161, 2014.

SCHMITT, R. S.; SILVA, E. A.; COLLINS, A. S.; REEVES, C.; FRAGOSO, R. A.; RICHETTI, P. C.; FERNANDES, G. L. F.; BENEDEK, M. R.; COSTA, R. L.; ASSIS, A. P. Gondwana tectonic evolution recounted through the Gondwana map -- IGCP-628 . 5049. Abstract 35th International Geological Congress, Cape Town, South Africa, 2016. Disponível em: <http://www.americangeosciences.org/information/igc>. Acesso em: 22 fev. 2017.

SUESS, E. Das Antlitz der Erde. Temmsky: Wien, 1885.

UNESCO. Project 628 ‒ The Gondwana Map Project. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/earth-sciences/international-geoscience-programme/igcp-projects/deep-earth/project-628/>. Acesso em: 05 jul. 2016.

VALENTE, M. E. A educação em museu: o público de hoje no museu de ontem. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro. 1995.

VERGUEIRO, W. Desenvolvimento de coleções. Coleção Palavra-Chave, 1. São Paulo: Polis: Associação Paulista de Bibliotecários (APB),1989. p. 19-27.

WEGENER, A. Die Entstehung der Kontinente und Ozeane. Braunschweig: Friedr. Vieweg & Sohn, 1915.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

Artigo