PERFIL, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS (AS) EGRESSOS (AS) DOS CURSOS DE GESTÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFPR - SETOR LITORAL

Autores

Palavras-chave:

Administração Pública, Gestão Pública, Universidade, Educação, Avaliação.

Resumo

Este estudo empreendeu descrever e refletir sobre o perfil, perspectivas e desafios dos/as egressos/as dos cursos de Gestão Pública e Administração Pública da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. A metodologia da pesquisa possui caráter quantitativo e qualitativo de análise descritiva através de um questionário online aplicado entre agosto a dezembro de 2020. Dos/as 107 acadêmicos/as formados/as entre 2012 a 2019, foram obtidas 73 respostas, o que corresponde a 68,2% dos/as egressos/as no período. Como principais resultados temos: idade predominante jovem no momento da conclusão, entre 21 a 30 com 61,7%; no quesito gênero maioria formada por mulheres com 61,7%; importância ao acesso da bolsa auxílio permanência no decorrer do curso sendo utilizada por 52%, acadêmicos/as; aumento na inserção do mundo do trabalho em 47,7%; aumento na renda salarial sendo que em algumas faixas salariais proporcionais chegando a ser a cima de 400%. Conhecer e compreender o perfil, suas perceptivas e quais desafios que o/a egresso/a percorre pode fornece ferramentas importantes para construção e elaboração de planos de pedagógicos mais voltado com a realidade local em que os/as acadêmicos/as se inserem.

Biografia do Autor

Clovis Wanzinack, Universidade Federal do Paraná

Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável, Doutor em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, (2018). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, (2011). Graduado em Administração com enfase em Informática pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática - SPEI, (2005). Atualmente professor Adjunto II do curso de graduação em Administração Pública da Universidade Federal do Paraná e Vice Coordenador do Curso. Membro do grupo de pesquisas "Território, diversidade e saúde" (TeDiS/ CNPQ). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná. A produção acadêmica se concentra na interface de violências e desenvolvimento regional envolvendo questões relacionadas, a bullyng, cyberbullyng, suicídio, homicídio e saúde coletiva.

Daniela Resende Archanjo, Universidade Federal do Panará

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1998), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2003), especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2008). Professora do curso de graduação em Administração Pública da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral.

Referências

ANDRIGUETTO FILHO, J. M. M.; MARCHIORO, N. P. X. Diagnóstico e problemática para a pesquisa. In: RAYNAUT;, C. et al. (Eds.). . Desenvolvimento e Meio Ambiente: em busca da interdisciplinaridade. Pesquisas urbanas e rurais. Curitiba: Editora da UFPR, 2002. p. 159-194.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração Pública, bacharelado, e dá outras providências. Resolução n. 1, de 13 de Janeiro de 20. Ministerio da Educação, 2014.

HOROCHOVSKI, R. R. et al. BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA DA UFPR: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LITORAL DO PARANÁ. Temas de Administração Pública, v. 3, n. 6, p. 1–22, 2012.

IBGE-DESEMPREGO. IBGE - Desemprego. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php>. Acesso em: 2 fev. 2021.

IPARDES. CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE MATINHOS. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=83260&btOk=ok>. Acesso em: 2 fev. 2021.

MADALOZZO, R.; ARTES, R. Escolhas profissionais e impactos no diferencial salarial entre homens e mulheres. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 163, p. 202–221, 2017.

OECD. Education at a Glance 2019 - OECD INDICATORS. Paris: OECD Publishing, 2019.

PASCHOALINO, P. A. T. et al. DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE PARA O ANO 2015. Rev. Econ. NE, Fortaleza, v. 48, p. 43–54, 2017.

PIRES, V. et al. Dossiê - Campo de Públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais. Administração Pública e Gestão Social, v. 6, n. 3, p. 110–126, 2014.

PPC_GESTÃO_PÚBLICA. Projeto Político Pedagógico do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Universidade Federal do Paraná, 2014.

PPP-UFPR-SETOR LITORAL. Projeto Político Pedagógico da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Universidade Federal do Paraná, p. 1–57, 2008.

ROCHA, R. H. et al. A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO E é um conceito já bem consolidado na literatura econômica ( Pritchett , 1996 ). de concluintes nesta etapa de ensino . Entre 2000 e 2010 , o gráfico 1 mostra que. Revista Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 47, n. 3, p. 1–32, 2017.

SEMESP; SINDICATO DE MANTENEDORAS DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR. Diploma de ensino superior aumenta renda em 182%, mostra pesquisa. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-12/diploma-de-ensino-superior-aumenta-renda-em-182-mostra-pesquisa>. Acesso em: 2 fev. 2021.

WANZINACK, C.; SIGNORELLI, M. C. Expansão do ensino superior federal e desenvolvimento regional: o caso da Universidade Federal do Paraná no litoral paranaense. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, p. 286–307, 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigo