PROPOSTA METODOLÓGICA DE DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Fernanda Geremias Leal Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Laís Silveira Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Emanuel Martins Búrigo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernanda Riffel Frediani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Adriano Ferreti Borgatto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Dimensionamento, Força de Trabalho, Universidade Pública, Metodologia, Gestão de Pessoas.

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é relatar a experiência com o desenvolvimento da proposta metodológica de dimensionamento da força de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As diretrizes apresentadas têm como base projetos pilotos realizados na Instituição e a coleta de dados para o ‘indicador de carga de trabalho do setor’, composto pelas variáveis: entrega e demanda reprimida; tempo médio, quantidade e complexidade das entregas e demandas reprimidas; e servidores do setor. Ao detalhar a experiência referente ao período de janeiro de 2020 a abril de 2021, o relato de experiência reflete sobre o trabalho até então realizado e analisa desafios e perspectivas referentes à implementação do dimensionamento. A metodologia tem significativo potencial de contribuição para a solução de um problema conhecido no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e, particularmente, da UFSC: a ausência de critérios para a adequação da força de trabalho às demandas dos setores que compõem a Universidade. Dessa maneira, o trabalho contribui com o debate e a prática de gestão de pessoas da universidade pública brasileira, sendo fonte de consulta para gestores de outras instituições da mesma natureza que visem a dimensionar sua força de trabalho.

Biografia do Autor

Fernanda Geremias Leal, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education (CIHE), Boston College (BC), Estados Unidos (2018-2020). Mestre em Administração e bacharel em Secretariado Executivo Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tecnóloga em Comércio Exterior pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Foi coordenadora de Apoio Administrativo na Secretaria de Relações Internacionais da UFSC e hoje é secretária-executiva na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC. Conteudista e ministrante do curso de redação oficial da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da UFSC. Líder da área temática Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade da Divisão de Estudos Organizacionais do EnAnpad. Coordenadora do Grupo de Trabalho (Re)pensando a Universidade Contemporânea do CBEO. Líder adjunta do tema Planejamento de Ensino: Programas, Cursos, Disciplinas, Aulas e Avaliação do SemeAd-USP. Membro do Grupo de Pesquisa Múltiplos Olhares sobre a Universidade: Pessoas, Territórios e Projetos. Autora de artigos e capítulos de livros nas áreas de estudos organizacionais, educação superior, gestão universitária e secretariado executivo. Autora do blog Internacionalização Invertida junto à Iberoamérica Social: Revista-Red de Estudios Sociales.

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Relato de Experiência